Temporal com ventos de até 98 km/h deixa 600 mil sem luz e cancela 167 voos em SP
Ciclone extratropical provoca rajadas históricas, derruba árvores e causa mais de 1.300 ocorrências aos bombeiros na capital.
Um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul provocou um temporal de ventos fortes e chuvas intensas na Região Metropolitana de São Paulo na quarta-feira (10), causando caos na cidade. O fenômeno deixou cerca de 600 mil clientes sem energia elétrica, derrubou árvores e forçou o cancelamento de 167 voos no Aeroporto de Congonhas.
O Corpo de Bombeiros registrou 1.327 ocorrências relacionadas ao mau tempo entre 0h e 12h, mas não houve vítimas fatais na capital. Rajadas de vento muito acima do comum foram registradas, com 98 km/h na Lapa, 96,3 km/h em Congonhas e 82,8 km/h no Mirante de Santana, segundo a Defesa Civil.
Trânsito e operação aérea afetados
Na manhã desta quinta-feira (11), o trânsito na capital paulista apresentava lentidão em todas as regiões, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Os maiores congestionamentos, de 3 km cada, estavam nas regiões Leste e Sul, enquanto Norte, Oeste e Centro tinham 2 km. O rodízio municipal de veículos valia para placas com finais 7 e 8.
O Aeroporto de Congonhas cancelou 167 voos – 80 chegadas e 87 partidas – durante a quarta-feira devido às rajadas de vento superiores a 90 km/h. A administradora Aena informou que o aeroporto permaneceu aberto, mas operou com "intervalos maiores entre pousos e decolagens", recomendando que passageiros confirmassem a situação de seus voos diretamente com as companhias aéreas.
Estragos pelo estado e uma morte no interior
Os estragos do temporal se estenderam para outras regiões do estado. No litoral paulista, foram registradas rajadas de 91,1 km/h em Bertioga. Ventos fortes também atingiram Guarulhos (77,8 km/h) e o Campo de Marte (69 km/h).
Em Campos do Jordão, no interior, a Defesa Civil informou que uma pessoa foi encontrada morta nos escombros de um imóvel atingido por deslizamento. Outras três moradias na cidade foram interditadas preventivamente.
Previsão de tempo firme para a quinta-feira
Após o caos, a previsão para a quinta-feira (11) em São Paulo é de tempo firme com sol predominante e temperaturas de até 30°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura mínima prevista é de 18°C.
A Climatempo confirma a tendência de tempo firme, mas alerta que ainda há chuva fraca em áreas do norte, nordeste e leste paulista ao longo do dia. O sol deve predominar à tarde na capital, enquanto as rajadas de vento permanecem moderadas a fortes, trazendo sensação de calor e variação térmica.
O transporte público se normalizou, com a velocidade média dos ônibus, segundo a SPTrans, considerada rápida (igual ou superior a 20 km/h) na maior parte dos corredores. Trajetos nos sentidos bairro-centro e centro-bairro registraram 31 km/h.
Deixe seu Comentário
0 Comentários