Um temporal de granizo atingiu o município de Morro Redondo, próximo a Pelotas, na manhã desta sexta-feira (28). Segundo a MetSul Meteorologia, o fenômeno registrou pedras de gelo de tamanho médio a grande nas localidades mais afetadas.
As áreas de Afonso Pena, parte da Reserva e Valdez foram os locais mais atingidos pelo temporal. Também foram registrados pontos de granizo na Lagoa dos Patos e seu entorno durante a manhã.
Causas do fenômeno
De acordo com a empresa de meteorologia, as pedras grandes que atingiram o Rio Grande do Sul foram provocadas por "nuvens de tempestade com correntes ascendentes excepcionalmente fortes". As condições atmosféricas favoreceram a formação de granizo de dimensões significativas.
Alertas para outras regiões
A MetSul emitiu alerta para o Nordeste gaúcho, especialmente a Serra Gaúcha, classificando a área como setor de maior risco no estado. Em Santa Catarina, o Sul do estado e o Planalto Sul também devem ficar atentos para temporais com vento forte e granizo.
A empresa monitora continuamente as condições meteorológicas na região e mantém os alertas atualizados conforme a evolução das tempestades.