Cerca de 41 mil imóveis permaneciam sem fornecimento de energia elétrica na manhã desta terça-feira (20) na Região Metropolitana de São Paulo. O blecaute é consequência do temporal com fortes chuvas e rajadas de vento que atingiu a região na noite da última segunda-feira (19).
De acordo com a concessionária Enel, responsável pelo serviço, aproximadamente 70% dos clientes afetados já tiveram a energia reestabelecida. A empresa informou, por meio de nota, que as equipes atuam para normalizar o fornecimento aos demais.
Capital concentra maior número de afetados
Conforme o Mapa Falta de Energia da Enel, a cidade de São Paulo concentra o maior número de interrupções. Mais de 8 mil unidades consumidoras na capital ainda estavam sem luz na manhã de hoje. "No momento, nossas equipes atuam para restabelecer o fornecimento de energia a cerca de 41 mil clientes, o que representa aproximadamente 0,4% das unidades atendidas na Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital", afirmou a empresa.
Temporal também atinge litoral com chuvas intensas
O sistema de baixa pressão também provocou temporais na Baixada Santista e no Litoral Norte na tarde de segunda-feira (19). A Defesa Civil do Estado de São Paulo registrou acumulados significativos de chuva em 12 horas em várias cidades.
Os maiores volumes foram observados em Itanhaém (176 mm), PeruÃbe (171 mm), Praia Grande (132 mm), Bertioga (122 mm), São Vicente (117 mm), Mongaguá (101 mm), Santos (88 mm), São Sebastião (84 mm), Guarujá (84 mm) e Caraguatatuba (58 mm).
Previsão indica mais instabilidade e queda de temperatura
A previsão do tempo para esta terça-feira (20) indica que as primeiras horas devem ser marcadas por pancadas de chuva no litoral e no leste do estado. Ao longo do dia, as precipitações devem ganhar força no norte, extremo leste e litoral norte paulista, com possibilidade de chuva de intensidade moderada a forte.
Nos próximos dias, uma massa de ar frio atuará na retaguarda do sistema, provocando queda nas temperaturas. Na manhã desta terça, os termômetros marcavam 20°C em Presidente Prudente, 18°C em Ribeirão Preto, 17°C em Campinas e São José dos Campos, 16°C na capital paulista e 22°C em Santos.