Boletim Diário

Umidade avança e temporais atingem litoral do Brasil nesta quinta-feira

Litoral do Nordeste e Norte registra chuvas intensas, enquanto interior enfrenta tempo seco com umidade abaixo de 20%.

Umidade avança e temporais atingem litoral do Brasil nesta quinta-feira
Reprodução

O avanço de umidade vinda do oceano deixa o tempo instável em parte do litoral brasileiro nesta quinta-feira (10), com temporais previstos entre Pernambuco e Rio Grande do Norte. A informação é do site Clima Tempo, que emitiu alerta para pancadas intensas também no norte do Amazonas e Roraima.

Alerta no litoral

No Espírito Santo, as pancadas devem ser mais fortes, enquanto no litoral da Bahia e Sergipe a previsão é de chuva moderada. No litoral sul de São Paulo e Paraná, as precipitações serão fracas e isoladas entre a manhã e tarde.

No norte do Pará e Amapá, a combinação de calor e alta umidade pode provocar chuvas intensas. "As condições são favoráveis para temporais nestas regiões", afirma o meteorologista José Coutinho, do Portal iG.

Interior seco e Sul frio

Enquanto isso, o interior do país continua com tempo seco predominante. O sol aparece com poucas nuvens no Centro-Oeste, interior do Nordeste e grande parte do Sudeste. A umidade do ar fica crítica à tarde, podendo cair para menos de 20% em áreas de Mato Grosso, sul do Pará e noroeste da Bahia.

Na Região Sul, as temperaturas amenas predominam, com geada prevista na campanha gaúcha, serra catarinense e extremo sul do Paraná. Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro podem registrar nevoeiro no começo do dia.

Riscos à saúde

Os níveis de umidade abaixo de 20% em diversas regiões representam risco à saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde. O tempo seco pode causar problemas respiratórios e requer cuidados especiais com hidratação.

Para sexta-feira (11), a previsão indica continuidade do tempo instável no litoral nordestino, enquanto o interior deve manter as condições de seca. No Sul, as temperaturas baixas seguem com possibilidade de nova geada em áreas serranas.

Deixe seu Comentário
0 Comentários
Avatar
Nome do Autor
há 5 minutos

Conteúdo do comentário.