O Vaticano divulgou nesta sexta-feira (25) o conteúdo do rogito, um documento tradicional que foi colocado no caixão do Papa Francisco. Este texto resume os principais acontecimentos de sua vida e pontificado, e sua inserção teve lugar durante o rito de fechamento do caixão na Basílica de São Pedro. O rito foi presidido pelo cardeal camerlengo Kevin Joseph Farrell, seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, atualizado em 2024 pelo próprio pontífice.
Durante a cerimônia, o arcebispo Diego Ravelli fez a leitura do rogito em latim, e o documento foi assinado pelos clérigos presentes antes de ser depositado no interior do caixão. Juntamente com o rogito, um pequeno saco com moedas e medalhas, cunhadas ao longo dos 12 anos de papado de Francisco, também foi inserido. O corpo do pontífice foi coberto com um véu de seda branca e aspergido com água benta, de acordo com os rituais litúrgicos. O caixão, feito em madeira com revestimento de zinco, possui uma tampa decorada com a cruz e o brasão pontifício.
Papa Francisco faleceu na segunda-feira (21), aos 88 anos, após sofrer um acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca irreversível, conforme confirmado pelo cardeal camerlengo. Desde o dia 23 de abril, o corpo do pontífice está em exposição pública na Basílica de São Pedro, onde mais de 60 mil fiéis já prestaram suas homenagens. O funeral está agendado para o próximo sábado (26), com início programado para às 10h (horário de Roma), e será seguido pela transferência do caixão para a Basílica de Santa Maria Maggiore, em cumprimento ao desejo do papa.
Deixe seu Comentário
0 Comentários