Ciclone extratropical se afasta e tempo firme volta ao Sul e Sudeste do país
Instabilidades persistem em outras regiões, com alerta de ventos fortes no litoral gaúcho e catarinense.
O ciclone extratropical que causou temporais e ventania em parte do Brasil desde o início da semana se afastou em direção ao Oceano Pacífico nesta quinta-feira (11). Com isso, a previsão é de retorno do sol e do calor na maior parte do Sul e Sudeste, segundo análises do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Climatempo.
O fenômeno, no entanto, ainda deixa instabilidades em outras regiões. O principal alerta emitido pelo Inmet é de grande perigo para ventos costeiros no litoral do Rio Grande do Sul e em parte do litoral de Santa Catarina. Em outras áreas do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, ainda há previsão de pancadas de chuva.
Previsão para as regiões Sul e Sudeste
Com o afastamento do ciclone, o tempo fica mais firme na maior parte da Região Sul, com predomínio de sol. Ainda há chance de chuva nas primeiras horas do dia no litoral gaúcho, no interior catarinense e em áreas do leste do Paraná. Entre o fim da tarde e o início da noite, novas instabilidades devem avançar pelo sul do Rio Grande do Sul, com pancadas de moderadas a fortes e trovoadas.
As temperaturas sobem e as rajadas de vento continuam moderadas na metade leste gaúcha, ficando mais intensas no litoral e nordeste do estado, além do leste de Santa Catarina. No Sudeste, as instabilidades perdem força, e o tempo volta a ficar firme em São Paulo e no Rio de Janeiro, com chuvas ainda possíveis no norte e nordeste de ambos os estados.
Alerta para o Centro-Oeste e Nordeste
No Centro-Oeste, novas pancadas de chuva se formam no Mato Grosso do Sul no fim da manhã e se espalham ao longo do dia, com intensidade moderada a forte devido a uma baixa pressão no Paraguai. As instabilidades também devem ganhar força em Mato Grosso e Goiás, principalmente durante a tarde. As temperaturas seguem altas na região.
No Nordeste, a previsão é de que instabilidades persistam desde cedo no oeste da Bahia, sul do Maranhão e Piauí, com chuvas que se intensificam à tarde. No litoral do Ceará também há chance de chuva. Nas demais áreas, o sol predomina e o calor segue intenso, com umidade relativa do ar podendo ficar abaixo de 20% em partes do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e norte da Bahia.
Situação no Norte do país
A chuva persiste no Amazonas, Acre e Rondônia, com pancadas de moderadas a fortes também no leste e sul do Pará e no Tocantins. No oeste de Roraima e noroeste do Pará, o tempo fica mais aberto. Para o Amapá, o Climatempo aponta chuva forte com risco de temporais. A sensação de abafamento predomina, e ventos entre 40 e 50 km/h são esperados em Roraima, Amapá e norte do Pará.
O monitoramento meteorológico continua, e novas atualizações sobre alertas e a evolução do tempo serão divulgadas pelos órgãos oficiais. A população das áreas sob alerta deve seguir as orientações das defesas civis municipais e estaduais.
Deixe seu Comentário
0 Comentários