A PolÃcia Militar do Estado de São Paulo formou, na manhã desta quarta-feira (10), 2.500 novos policiais e bombeiros militares. A cerimônia ocorreu no Mercado Livre Arena Pacaembu e a turma recebeu o nome do coronel Júlio César, assassinado a tiros em Cubatão quando a viatura em que fazia patrulhamento foi alvejada por criminosos.
A famÃlia do coronel esteve presente e recebeu uma homenagem póstuma das mãos do governador TarcÃsio de Freitas (Republicanos). O novo secretário de Segurança Pública, delegado Osvaldo Nico Gonçalves, também participou da formatura.
Discurso de incentivo e alerta
Em seu discurso, o governador TarcÃsio orientou os novos profissionais. "Não se esqueçam dos valores, nunca transijam com a hierarquia e com a disciplina, porque são os pilares dessa instituição. Nunca se esqueçam da honra, da lealdade, da coragem, nunca se esqueçam dos procedimentos. São os procedimentos ensinados que vão salvar a vida de vocês", declarou. Ele também pediu que os formandos lembrassem de suas famÃlias e voltassem em segurança para casa todos os dias.
Gestão e números da segurança
O secretário Osvaldo Nico Gonçalves destacou a coragem do governador em delegar a pasta da Segurança Pública a policiais. "Na gestão do governador TarcÃsio já são 17 mil novos policiais formados. É importante destacar a coragem do governador. Sempre houve na pasta pessoas consideradas especialistas, e o governador teve a coragem de delegar a policiais. Por isso que os indicativos do governo são os melhores da história", afirmou o secretário.
Os três primeiros colocados da turma receberam destaque, com o soldado Rizo, primeiro colocado, ganhando uma medalha das mãos do governador.
Dever imediato e desfecho emocionante
Ao final da cerimônia, os formandos saÃram de forma organizada e receberam longos aplausos dos familiares nas arquibancadas. Apesar da comemoração, muitos dos novos policiais serão destacados imediatamente para a Operação Verão, que visa garantir a segurança de turistas e moradores no litoral paulista neste fim de ano.