A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) segue influenciando o tempo em todo o Brasil nesta quinta-feira (22), conforme dados do Climatempo. O fenômeno climático provoca instabilidade e risco de temporais em grande parte do paÃs, enquanto a Região Sul registra tempo predominantemente firme e temperaturas elevadas.
O sistema é caracterizado por uma banda de nuvens que transporta umidade da Amazônia para outras regiões, causando chuvas persistentes. Sua atuação nesta data resulta em um cenário meteorológico diversificado, com volumes elevados de precipitação previstos para o Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste.
Previsão detalhada por região
No Sul, o tempo é mais firme, com predomÃnio de sol no interior. No litoral da região, no leste do Paraná, em Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul, há chuvas fracas no começo do dia. No oeste da região e no norte do Paraná, as temperaturas ficam elevadas, com umidade relativa do ar podendo cair abaixo dos 30% no norte e noroeste paranaense.
No Sudeste, a instabilidade é mais intensa no litoral norte, leste e nordeste de São Paulo, com chuva moderada a forte. Em Minas Gerais, EspÃrito Santo e norte do Rio de Janeiro, há risco de temporais e volumes elevados de chuva. A metade oeste paulista, o Triângulo Mineiro e o norte do EspÃrito Santo registram temperaturas mais elevadas.
Centro-Oeste e Norte sob influência direta
No Centro-Oeste, a ZCAS provoca pancadas de chuva, desde o inÃcio da manhã, no centro-norte de Mato Grosso e de Goiás, além do Distrito Federal, com intensidade moderada a forte e possibilidade de temporais. No extremo sul de Mato Grosso, Goiás e em Mato Grosso do Sul, o tempo segue estável, com predomÃnio de sol e chance de chuva fraca apenas no sul mato-grossense.
Na Região Norte, o começo do dia é de tempo estável em Rondônia, áreas do Amazonas, grande parte do Pará, Amapá e Tocantins. Ao longo do dia, a chuva ganha força, com risco de temporais no Acre. No noroeste do Pará, a previsão é de chuva moderada a forte e tempo abafado. Em Roraima, a chuva se apresenta de forma irregular.
Nordeste com chuva irregular e calor
No Nordeste, a manhã começa com chuva forte no Maranhão e PiauÃ. Ao longo do dia, pancadas moderadas a fortes, com risco de temporais, são esperadas no oeste e sul da Bahia. No litoral de Pernambuco, Ceará e grande parte do litoral baiano, a chuva deve ser moderada. No sul do Ceará e oeste de Pernambuco, as chuvas são mais fracas. No interior da região, o tempo é influenciado pela instabilidade, mas com chuva irregular.
Especialistas do Climatempo monitoram a persistência do fenômeno, que deve continuar influenciando o padrão de chuvas nas próximas 24 a 48 horas. A ZCAS é um dos principais sistemas responsáveis pela estação chuvosa no centro-sul do Brasil, sendo crucial para o abastecimento de reservatórios, mas também associada a eventos de precipitação extrema.