ZCAS provoca risco de temporais em quatro regiões do país nesta quinta-feira
Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de tempestade com ventos de até 100 km/h para Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Tocantins.
O fenômeno meteorológico conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém o tempo instável e provoca risco de temporais em grande parte do Brasil nesta quinta-feira (4). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade, válido até as 10h de hoje, para as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e para o estado do Tocantins, na região Norte.
Segundo o órgão, os ventos podem atingir velocidades de até 100 km/h. As condições climáticas representam riscos de queda de energia elétrica, danos a plantações, queda de árvores e alagamentos. Apenas a região Sul do país deve registrar tempo firme nesta quinta, de acordo com os meteorologistas do Climatempo.
Previsão detalhada por região
Na região Sul, o tempo segue firme, com possibilidade de chuvas apenas no litoral do Paraná e de Santa Catarina, e no noroeste paranaense. Há previsão de aumento de temperatura na maior parte da região, exceto nas serras gaúcha e catarinense.
No Sudeste, a frente fria e a ZCAS provocam tempo instável. Há risco de chuvas moderadas a fortes e temporais no centro-norte de Minas Gerais e no Espírito Santo. Em São Paulo, são esperadas chuvas moderadas a fortes no litoral e leste do estado, com risco de temporais no norte e nordeste paulista. O Rio de Janeiro também tem possibilidade de chuva.
Centro-Oeste e Nordeste sob influência do fenômeno
No Centro-Oeste, a ZCAS deve provocar chuvas moderadas a fortes no centro-norte de Goiás, no Distrito Federal e em grande parte de Mato Grosso, com possibilidade de temporais. O norte do Mato Grosso do Sul e o sul de Goiás devem apresentar calor e umidade intensa, com temperaturas elevadas em toda a região – exceto em Brasília.
No Nordeste, influenciado pela ZCAS, o tempo conta com pancadas moderadas a fortes na Bahia, com risco de temporais no extremo sul do estado. No sul do Maranhão e do Piauí, o calor e a umidade provocam chuva moderada a forte. Há possibilidade de chuva fraca no litoral do Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe. Nas demais áreas, o clima segue quente e firme.
Instabilidade predomina no Norte
Na região Norte, o tempo mantém-se instável. Amazonas, Acre, metade sul e oeste do Pará, Rondônia e Roraima começam o dia com chuva. No Tocantins, há risco de temporais, conforme o alerta do Inmet. O Amapá e o nordeste do Pará devem permanecer com tempo firme.
O alerta do Inmet permanece vigente e a população das áreas afetadas deve ficar atenta às atualizações dos órgãos oficiais de meteorologia e às orientações da Defesa Civil para evitar acidentes.
Deixe seu Comentário
0 Comentários