Publicidade

A startup americana de logística e entrega por drones autônomos Zipline anunciou, nesta quarta-feira, que iniciará operações nas cidades de Houston, no Texas, e Phoenix, no Arizona, no início deste ano. A expansão será impulsionada por uma nova rodada de investimentos de US$ 600 milhões, que valoriza a empresa em US$ 7,6 bilhões.

Segundo a companhia, os recursos serão usados para expandir para pelo menos quatro estados dos EUA até 2026. A rodada de financiamento contou com a participação de investidores existentes e novos, incluindo Fidelity Management & Research Company, Baillie Gifford, Valor Equity Partners e Tiger Global.

Trajetória e tecnologia própria

Publicidade

Fundada em 2014, a Zipline desenvolveu seu próprio ecossistema de entrega por drones, que inclui software de logística, sistemas de lançamento e pouso, e as aeronaves. A empresa iniciou suas operações comerciais em 2016, utilizando drones autônomos para entregar sangue em Ruanda.

Atualmente, os drones da Zipline entregam alimentos, produtos de varejo, agrícolas e de saúde em cinco países africanos, várias cidades dos Estados Unidos e no Japão.

Serviços e expansão nos EUA

No ano passado, a Zipline lançou um serviço de entrega residencial nos EUA que permite aos clientes pedirem alimentos e produtos de varejo por meio de um aplicativo. O serviço utiliza os drones Plataforma 2 (P2), projetados para transportar até 3,6 kg e viajar para clientes em um raio de 16 km.

Já os drones da Plataforma 1 (P1) são maiores e usados para entregas de longo alcance para empresas, negócios e governos, podendo cobrir 193 km de ida e volta. A plataforma P2 começou a operar em Pea Ridge, Arkansas, e na região metropolitana de Dallas-Fort Worth em parceria com o Walmart e mais de uma dúzia de marcas de restaurantes.

A empresa também anunciou planos para lançar operações em Seattle. Outros parceiros comerciais incluem Panera, Chipotle, Crumbl, Blaze Pizza, Wendy's e Little Caesars.

Crescimento exponencial e visão para 2026

A expansão geográfica nos Estados Unidos impulsionou os números de entrega da Zipline. Em 2024, a empresa completou um milhão de entregas por drone para clientes. Nesta semana, a Zipline informou que já ultrapassou a marca de 2 milhões de entregas. A companhia afirmou ainda que suas entregas nos EUA cresceram cerca de 15% semana após semana nos últimos sete meses.

O cofundador e CEO Keller Cliffton vê 2026 como o ano de consolidação da empresa. "A logística autônoma vem amadurecendo há mais de uma década, e o último ano deixou claro que, quando as entregas são mais rápidas, limpas, seguras e baratas, a demanda não é apenas alta, mas cresce exponencialmente", disse Cliffton em comunicado. "Em 2026, a logística autônoma se tornará um item cotidiano para pessoas em vários estados dos EUA."

Concorrência no setor

A Zipline não está sozinha no nascente setor de entrega por drones. Competidores incluem Flytrex, DroneUp, Amazon Prime Air e Wing, subsidiária da Alphabet, que também fez parceria com o Walmart. A Wing anunciou planos de expandir para outras 150 lojas do Walmart até 2027.