Educação

7 em cada 10 universitários no Brasil vieram de escolas públicas, aponta IBGE

Dados da PNAD Educação 2024 revelam aumento histórico na proporção de concluintes do ensino superior no país.

7 em cada 10 universitários no Brasil vieram de escolas públicas, aponta IBGE
Reprodução

Pesquisa do IBGE divulgada nesta sexta-feira (13/06) mostra que 70% dos brasileiros que frequentaram o ensino superior estudaram todo o ensino médio em escolas públicas. O levantamento da PNAD Contínua da Educação 2024 considera pessoas que em algum momento cursaram faculdade, mesmo sem ter concluído.

O percentual representa um avanço significativo nas políticas de acesso ao ensino superior. Em comparação, apenas 20% dos universitários vieram da rede privada. Os dados refletem o impacto de programas como cotas sociais e bolsas de estudo para alunos de baixa renda.

Crescimento histórico

A pesquisa registrou o maior índice de pessoas com ensino superior completo desde 2016: 20,5% da população com 25 anos ou mais. Em 2023, esse percentual era de 19,7%. O crescimento foi impulsionado principalmente por estudantes pretos e pardos, embora brancos ainda sejam maioria nas universidades.

William Araújo Kratochwill, pesquisador do IBGE, atribui os resultados às políticas afirmativas: "Estes números podem ser resultado das políticas de cotas e programas de bolsas para alunos oriundos da rede pública".

Desigualdades persistentes

Apesar dos avanços, a pesquisa mostra disparidades na frequência escolar líquida (adequação entre idade e etapa de estudo) entre jovens de 18 a 24 anos. Estudantes brancos mantêm vantagem no acesso ao ensino superior em comparação com pretos e pardos.

O levantamento também revela que 46 universidades brasileiras caíram no ranking das melhores do mundo, indicando desafios na qualidade do ensino superior no país.

Deixe seu Comentário
0 Comentários
Avatar
Nome do Autor
há 5 minutos

Conteúdo do comentário.