Mundo

Cardeal Robert Prevost é eleito novo Papa com o nome Leão XIV

Robert Prevost, agora Leão XIV, é o primeiro papa norte-americano e surpreendeu ao ser eleito em um conclave rápido.

Cardeal Robert Prevost é eleito novo Papa com o nome Leão XIV
Reprodução

O cardeal Robert Prevost, de 69 anos, nasceu em Chicago, Estados Unidos, e foi eleito nesta quinta-feira (8) como o novo papa da Igreja Católica, adotando o nome papal de Leão XIV. A eleição ocorreu após dois dias de conclave e quatro rodadas de votação. O anúncio foi marcado por uma fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina, simbolizando a escolha do novo líder da Igreja. O conclave começou na quarta-feira (7) e contou com a participação de 133 cardeais, que permaneceram isolados durante o processo.

Pouco antes de serem fechados na Capela, os cardeais assistiram a uma missa na Basílica de São Pedro e realizaram um juramento de sigilo. A comunicação foi cortada uma hora e meia antes do início do conclave, e os participantes não tiveram acesso a quaisquer meios de comunicação externos. Este conclave foi o terceiro deste século, seguindo os de 2005 e 2013, que escolheram Bento XVI e Francisco, respectivamente.

Após sua eleição, Prevost foi conduzido à "Sala das Lágrimas" antes de se apresentar ao público na sacada da Basílica de São Pedro. Esse momento é tão significativo que papas anteriores relataram ter chorado ao aceitar a responsabilidade de liderar a Igreja. Prevost, o primeiro papa norte-americano e oriundo de um país de maioria protestante, é conhecido por sua formação teológica e por ter atuado em regiões carentes do Peru. Ele ocupava importantes cargos no Vaticano antes de sua eleição, alinhando-se ao estilo reformista do papa Francisco.

Deixe seu Comentário
0 Comentários
Avatar
Nome do Autor
há 5 minutos

Conteúdo do comentário.