Publicidade

A comediante e apresentadora americana Chelsea Handler, de 50 anos, afirmou que fez cursos de parentalidade mesmo sem ter filhos próprios. Em entrevista ao podcast "Dinner's On Me with Jesse Tyler Ferguson", ela detalhou sua decisão de não ser mãe e como isso a permite ter um papel significativo na vida de outras crianças.

Handler mantém um relacionamento próximo com as três filhas de um ex-namorado, com quem saiu por apenas um ano. Ela relatou que se identificou com a experiência das meninas, que remeteu à sua própria criação.

Escolha consciente e influência positiva

Publicidade

"Não é que eu não tenha instinto maternal. Eu tenho, só não quero filhos", declarou Handler ao apresentador Jesse Tyler Ferguson. "Sinto que não ter meus próprios filhos me abriu para estar na vida de tantas outras crianças", completou.

A artista explicou que gosta de ser uma influência positiva, atuando como uma espécie de irmã mais velha ou figura parental. "Seja o que for, eu tenho a capacidade – porque não tenho filhos – de passar tempo com tantas crianças", afirmou.

Identificação com a infância das meninas

Handler contou que a conexão com as filhas do ex-parceiro surgiu de um reconhecimento de sua própria história. "Eu me identifiquei tanto com tudo isso porque cresci em uma casa onde eu era a mais nova de seis. Meus pais estavam completamente ausentes", revelou.

"Meus irmãos e irmãs me criaram, e eu desejava e queria o pai ou a mãe que fosse aos jogos, fosse às noites de conferência na escola, estivesse nas minhas peças", descreveu. "Meus pais não fizeram nada disso. E é isso que eu quis ser para elas", disse, referindo-se às três garotas.

Investimento em conhecimento para apoiar

Para cumprir esse papel da melhor forma, Chelsea Handler chegou a fazer aulas de parentalidade. "Mas eu fiz, e adorei. Aprendi muito com a psicóloga sobre o que as crianças precisam para se sentir seguras, protegidas e vistas", compartilhou.

Ela enfatiza que o envolvimento na vida delas tem um propósito. "Para mim, já que não sou mãe, ainda acho tão significativo ter influência sobre elas de forma positiva, e fazer um esforço extra por elas me faz bem".

Liberdade para construir relacionamentos

Esta não é a primeira vez que Handler aborda o tema. Em abril, no podcast "Reclaiming with Monica Lewinsky", ela já havia falado sobre como a decisão de não ter filhos a liberta para construir laços próximos.

"Tenho conseguido estar presente para os filhos de outras pessoas de maneiras que não seria capaz se tivesse minha própria família", declarou na ocasião. Ela argumentou que há uma história não contada sobre pessoas sem filhos, seja por escolha ou circunstância, e que existem muitas oportunidades de ter crianças em suas vidas.