Cientistas chineses descobriram um novo tipo de coronavírus, o HKU5-CoV-2, que tem potencial para infectar humanos de maneira semelhante ao SARS-CoV-2, responsável pela covid-19. A descoberta, publicada pelo Instituto de Virologia de Wuhan, foi noticiada pelo jornal britânico Daily Mail na tarde de sexta-feira (21). O vírus foi identificado em uma espécie chamada morcego-doméstico-japonês.
O HKU5-CoV-2 pertence à mesma linhagem do merbecovirus, que inclui outros coronavírus significativos, como o que causa a MERS (Síndrome respiratória do Oriente Médio). Os primeiros testes laboratoriais indicam que o vírus pode infectar células humanas, o que gera preocupações em relação aos seus riscos para a saúde pública, embora os cientistas afirmem que mais pesquisas são necessárias para avaliar a capacidade de disseminação entre humanos.
A notícia sobre o novo coronavírus provocou reações no mercado financeiro global. No Brasil, a cotação do dólar subiu, fechando em R$ 5,731, com uma alta de R$ 0,026 (+0,46%). Além disso, o índice Ibovespa sofreu uma redução, e os juros dos títulos nos Estados Unidos também apresentaram queda. As autoridades competentes e instituições de saúde estão monitorando a situação de perto e investigando o potencial de contágio do HKU5-CoV-2.
Deixe seu Comentário
0 Comentários