Uma cratera que se abriu em uma calçada engoliu um casal de irmãos e dois cachorros da raça pitbull em Ceilândia, no Distrito Federal, na tarde deste sábado (1º). O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado e resgatou as vítimas, que sofreram ferimentos leves, e os animais, que não tiveram lesões graves.
O incidente ocorreu na QNP 28, conjunto M, no setor P Sul. Segundo o CBMDF, a adolescente e o homem passavam pela calçada quando o piso cedeu subitamente, fazendo com que ambos caíssem no buraco. Os dois cães, que vivem em uma residência vizinha, escaparam e correram em direção à abertura, também despencando.
Resgate com cordas e escadas
Os bombeiros chegaram ao local cerca de 15 minutos após o acionamento feito por vizinhos. Para retirar as vítimas, as equipes utilizaram escadas e cordas. As imagens do resgate mostram os irmãos já sendo atendidos ao lado da cratera enquanto os militares finalizavam a operação para salvar os animais.
Os irmãos foram encaminhados para um hospital da região para receber atendimento. Os cachorros, ilesos, foram entregues ao seu dono. A garagem da casa atingida pelo desabamento foi interditada parcialmente e não poderá ser usada até o fim dos reparos.
Causa do acidente e reparos
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB) informou que a cratera foi causada pelo colapso de uma rede de esgoto que passava sob a calçada. Técnicos da empresa já estão no local para realizar todos os reparos necessários.
"Os técnicos já estão trabalhando para realizarem todos os reparos necessários e no menor tempo possível", afirmou a CAESB em nota. A Companhia Neoenergia também foi acionada para prestar auxílio no local, mas não houve interrupção no fornecimento de energia.
O caso chama a atenção para a infraestrutura urbana na região administrativa, a mais populosa do DF. A CAESB não informou um prazo exato para a conclusão das obras de recuperação do solo e da tubulação.