Defesa Civil de SP aciona gabinete de crise por risco de temporais no estado
Órgão alerta para pancadas de chuva forte, ventos intensos e possível granizo entre segunda e terça-feira.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo e o governo estadual mobilizaram um gabinete de crise nesta segunda-feira (29 de dezembro de 2025) devido ao risco de temporais em todo o território paulista. O alerta vale para o período entre esta segunda e a terça-feira (30).
Segundo o órgão, a aproximação de um sistema meteorológico no oceano influenciará as condições no estado. A combinação desse sistema com as altas temperaturas recentes deve gerar condições severas.
Previsão de tempo severo
A Defesa Civil emitiu um alerta detalhando os riscos. "A atuação desse sistema, associada às altas temperaturas registradas nos últimos dias, favorecerá a formação de pancadas de chuva de forte intensidade, acompanhadas por rajadas de vento intensas, elevada incidência de descargas elétricas e possibilidade de queda de granizo de forma isolada", informou a entidade, em nota oficial.
Para a quarta-feira (31), a previsão é de que o sistema perca força, dando lugar a um padrão típico de verão, com elevação gradual das temperaturas.
Gabinete de crise ativado
Diante do cenário, o gabinete de crise foi mobilizado para coordenar ações de prevenção e apoio aos municípios durante o feriado de Ano Novo. O gabinete permanecerá ativado até o dia 4 de janeiro, atuando de forma integrada para garantir resposta rápida a eventuais impactos das chuvas.
"Ao longo de todo o período em que a previsão indica predominância de chuva, a recomendação é de atenção redobrada", enfatizou a Defesa Civil, em comunicado.
Orientações à população
A Defesa Civil reforçou a importância do monitoramento das condições do tempo, da adoção de medidas preventivas e da atenção aos alertas dos canais oficiais, especialmente para moradores de áreas de risco.
Em caso de emergência, a orientação é que a população acione a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Deixe seu Comentário
0 Comentários