Defesa Civil de SP emite alerta para frente fria e tempestades no fim de ano
Órgão estadual mobiliza gabinete de crise e orienta população a redobrar atenção durante viagens e atividades ao ar livre.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta, na manhã desta quinta-feira (31), para mudanças significativas nas condições meteorológicas em todo o território paulista. A passagem de frentes frias deve afastar a onda de calor e elevar o risco de chuvas fortes e temporais isolados entre os dias 1º e 4 de janeiro.
O órgão mantém mobilizado um gabinete de crise para coordenar ações de prevenção e atendimento aos municípios. A população e os motoristas que circularão pelo estado no Réveillon foram orientados a redobrar a atenção.
Regiões com maior risco de chuvas intensas
As regiões com previsão de acumulados de chuva muito altos são Vale do Ribeira, Sorocaba, Campinas, Baixada Santista e Litoral Norte. Para Caraguatatuba e Ubatuba, um alerta Cell Broadcast foi enviado às 11h13 desta quinta, indicando chuvas fortes com raios e vento.
Acumulados altos também são esperados na região metropolitana da Capital, na Serra da Mantiqueira e no Vale do Paraíba. Já acumulados médios estão previstos para regiões como Araraquara, Bauru, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Presidente Prudente.
Mudança no cenário meteorológico
O cenário de instabilidade surge com o enfraquecimento do bloqueio atmosférico e o fim da onda de calor que bateu recordes de temperatura. "Para os primeiros dias de janeiro, a passagem de uma frente fria pela costa do Estado deve intensificar a instabilidade, elevando o risco para chuva forte e temporais em diversas regiões", informou a Defesa Civil.
A combinação entre calor e umidade já eleva o risco para pancadas de chuva isoladas nesta quarta-feira (31), que podem ser moderadas a fortes e acompanhadas por raios e rajadas de vento, principalmente no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Vale do Ribeira.
Previsão para os próximos dias e orientações
Na sexta-feira (1º), o sol aparece entre nuvens, com pancadas de chuva a partir da tarde. Já no sábado (2), uma nova frente fria avança pela costa, favorecendo tempo nublado e chuva a qualquer hora, principalmente no litoral e faixa leste, com risco de alagamentos e deslizamentos.
A Defesa Civil orienta os motoristas a evitar áreas alagadas, reduzir a velocidade e manter distância segura. Para quem estiver no litoral, a recomendação é evitar a faixa de areia durante temporais, não entrar no mar e buscar abrigo. Em chácaras ou sítios, é preciso sair imediatamente de piscinas e áreas abertas ao se aproximar uma tempestade.
O órgão estadual reforça que segue monitorando as condições e que a população deve acompanhar os alertas oficiais.
Deixe seu Comentário
0 Comentários