Defesa Civil emite alerta laranja para chuva forte e granizo em SP
Alerta é válido até as 10h desta quarta-feira e abrange litorais e Baixada Santista, com risco de ventos de até 100 km/h.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, na terça-feira (16), um alerta laranja para chuva forte, com possibilidade de raios e queda de granizo. O aviso abrange a Região Metropolitana de São Paulo, os litorais norte e sul e a Baixada Santista, e é válido até as 10h desta quarta-feira (17).
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de acumulados de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros ao longo do dia. Os ventos podem atingir velocidades de até 100 quilômetros por hora.
Riscos e recomendações
O órgão meteorológico alerta para os riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e ocorrência de descargas atmosféricas. A Defesa Civil orienta a população a evitar áreas de risco, como encostas e margens de rios, e a não se abrigar debaixo de árvores durante as tempestades.
Alerta laranja significa que o fenômeno meteorológico previsto possui "perigo" e exige atenção, segundo a escala do Inmet, que vai do amarelo (perigo potencial) ao vermelho (grande perigo).
Alerta se estende por outros estados
Além de São Paulo, o Inmet emitiu alertas para condições meteorológicas adversas em outros 16 estados e no Distrito Federal. A lista inclui Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins.
A instabilidade atmosférica que atinge essas regiões está associada a uma frente fria e a um canal de umidade, condições típicas para a formação de tempestades de verão com grande volume de precipitação em curto espaço de tempo.
Deixe seu Comentário
0 Comentários