A região da Emilia-Romagna, no norte da Itália, foi apontada como a que possui a melhor culinária do paÃs por um especialista que visitou todas as 20 regiões italianas. A avaliação considera a alta concentração de produtos com certificação de origem protegida (DOP e IGP), a presença de restaurantes renomados e a qualidade consistente da comida local.
Com 44 produtos com selos DOP e IGP, a Emilia-Romagna lidera o ranking nacional de indicações geográficas protegidas. Entre os itens mais famosos estão o queijo Parmigiano-Reggiano, o vinagre balsâmico de Módena, o presunto de Parma e a mortadela de Bolonha. A região também é sede de marcas globais, como a Mutti, de tomates enlatados, cuja matriz fica em Parma.
Berço de iguarias e lendas culinárias
Além dos produtos emblemáticos, a região é considerada o local de origem de pratos icônicos, como o tortellini. Uma lenda popular sustenta que a massa recheada teria sido inspirada no umbigo da deusa Vênus, após ela passar a noite em uma estalagem na cidade de Castelfranco Emilia, que fica entre Módena e Bolonha.
A região também se destaca em produtos tradicionalmente associados a outras áreas. A cidade de Savigno é conhecida como a "Cidade da Trufa", onde é possÃvel fazer caça ao fungo com cães treinados através de empresas como a Appennino Food Group, fundada por Luigi Dattilo.
Roteiro por restaurantes e pontos históricos
Para os visitantes, a Emilia-Romagna oferece uma variedade de experiências gastronômicas. Em Módena, a Franceschetta58 é famosa pelo prato de tortellini em creme de Parmigiana, enquanto a Sfoglia Rina, em Bolonha, é recomendada para uma versão mais tradicional, o tortellini en brodo.
Em Parma, a Salumeria Garibaldi é indicada para provar o presumo acompanhado de mostarda e Lambrusco, o vinho mais famoso da região. Já em Ferrara, a sugestão é o Al Brindisi, considerado o bar de vinhos mais antigo do mundo, fundado em 1435, onde o cappellacci di zucca (massa recheada com abóbora) é um prato tÃpico.
A região abriga ainda restaurantes de prestÃgio internacional, como a Osteria Francescana (três estrelas Michelin), o Al Gatto Verde, em Módena, e a Trattoria da Amerigo, em Savigno. O especialista relata que, em visitas anuais à região nos últimos seis anos, nunca teve uma refeição sequer considerada medÃocre, atribuindo a excelência ao cuidado e atenção dedicados à comida.