Engenheiros de inteligência artificial são a profissão que mais cresce em Nova York, de acordo com uma análise do LinkedIn que examinou dados de aproximadamente três anos de usuários da plataforma nos Estados Unidos. A posição lidera tanto o ranking da cidade quanto o nacional, refletindo uma tendência dominante no mercado de trabalho.
Muitos dos profissionais que assumem essas funções em alta vêm de áreas correlatas, como engenharia de software e ciência de dados, informou o LinkedIn. A demanda por especialistas em IA sinaliza que a incorporação da tecnologia nos ambientes de trabalho exigirá conhecimentos que vão além do técnico.
Consultorias estratégicas também em alta
Embora os cargos ligados à inteligência artificial dominem os primeiros lugares da lista, consultores de diversos tipos também estão com alta demanda na cidade. "Funções como consultores de captação de recursos e consultores estratégicos também estão em ascensão, sinalizando que as empresas estão reforçando o trabalho estratégico voltado para a geração de receita", afirmou uma publicação do LinkedIn News.
Consultores e estrategistas de IA ocupam a segunda posição tanto na lista de Nova York quanto na nacional. Laura Lorenzetti, diretora sênior do LinkedIn, comentou que essa demanda reflete a necessidade de um "sistema adjacente" para implementação da tecnologia, incluindo mudança cultural e adaptação dos times.
Mercado aquecido e novas expectativas
O panorama do LinkedIn sobre os empregos em ascensão em Nova York surge em um momento em que o desemprego na maior cidade do país permanece baixo em comparação com sua média histórica, equiparando-se à taxa nacional de 4,5% em novembro.
A adoção da IA é uma realidade com a qual mais candidatos a emprego — especialmente aqueles no início da carreira — estão se deparando. Keith Spencer, especialista em carreiras da Resume Now, relatou ouvir de jovens profissionais que os empregadores esperam que eles "intrinsecamente saibam como usar a IA para tornar seu papel mais produtivo e eficiente".
A análise da plataforma mapeou como as profissões estão mudando no país, incluindo em Nova York e em outras nove cidades revisadas. O gráfico com os oito empregos de mais rápido crescimento na metrópole foi divulgado como parte do estudo.