O principal executivo de tecnologia do gigante financeiro Citadel está deixando seu cargo. Umesh Subramanian deixa a posição de Chief Technology Officer (CTO) após mais de sete anos, conforme comunicado interno da empresa obtido pela reportagem. Ele, no entanto, continuará na gestora de hedge funds, atuando em novas funções.
A mudança foi anunciada em um memo do Chief Operating Officer (COO) da Citadel, Gerald Beeson, na quarta-feira. O documento afirma que Subramanian assumirá "novos desafios e oportunidades" dentro da empresa. "Após mais de sete anos como nosso Chief Technology Officer, Umesh trabalhará comigo em iniciativas importantes fora da área de tecnologia, e também apoiaremos seu interesse pessoal em buscar novos empreendimentos fora da Citadel", escreveu Beeson.
Substituto assume interinamente
Para preencher a vaga de forma imediata e interina, a Citadel trará de volta Andrew Janian. Ele havia deixado a empresa no início de 2025, após ingressar em 2021 como head de engenharia de equities. Janian tem uma longa carreira anterior na Two Sigma, outra grande gestora quantitativa. Um porta-voz da Citadel se recusou a comentar o assunto além das informações do memo.
Trajetória no setor financeiro
Umesh Subramanian chegou à Citadel em 2018, vindo do Goldman Sachs, onde construiu uma carreira de 13 anos. No banco de investimento, ele ascendeu ao nível de sócio e ocupou o cargo de co-CTO antes da transição. Sua saída marca a segunda mudança no alto escalão executivo (C-suite) da Citadel nos últimos meses. No final de novembro, o então CFO Andrew Philipp deixou a empresa para se tornar co-presidente da Schonfeld.
O movimento ocorre em um contexto de desempenho misto para a gestora. Em 2024, o fundo principal Wellington da Citadel teve um retorno de 10,2%, um resultado que ficou abaixo do desempenho de seus pares no setor e interrompeu uma sequência recente de liderança na indústria de hedge funds.