Expectativa de vida do brasileiro sobe para 76,6 anos em 2024, aponta IBGE
Mulheres vivem quase 80 anos enquanto mortalidade infantil apresenta queda significativa no país
A expectativa de vida ao nascer no Brasil aumentou para 76,6 anos em 2024, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (28). O indicador representa um crescimento de 0,2 anos em relação ao registrado em 2023, quando a expectativa era de 76,4 anos.
As mulheres continuam apresentando maior longevidade, com expectativa de vida de 79,9 anos - aumento de 0,2 anos na comparação com 2023. Já os homens alcançaram 73,3 anos, também registrando crescimento de 0,2 anos em relação ao ano anterior.
Queda na mortalidade infantil
A taxa de mortalidade infantil no país caiu para 12,3 óbitos por mil nascidos vivos em 2024, contra 12,5 no ano anterior. Entre crianças de 1 a 4 anos, a mortalidade atingiu 2,2 em 2024, mantendo tendência de queda histórica.
De acordo com o IBGE, a redução está atrelada "às campanhas de vacinação em massa, à atenção ao pré-natal, ao aleitamento materno, à ação dos agentes comunitários de saúde e aos programas de nutrição infantil, entre outros fatores".
Desigualdade de gênero na mortalidade jovem
O estudo revela que homens na faixa etária de 20 a 24 anos morrem quatro vezes mais do que mulheres na mesma idade. O órgão atribui esse indicativo à "maior incidência dos óbitos por causas externas ou não naturais na população masculina".
Fatores como aumento da renda, escolaridade e expansão do acesso a serviços de saneamento adequado contribuíram para a melhoria dos indicadores de saúde da população brasileira, conforme destacou o instituto.
Deixe seu Comentário
0 Comentários