O fim de semana será marcado por chuvas fortes em partes do Sudeste e Nordeste do Brasil, enquanto uma massa de ar seco mantém o tempo firme no Centro-Oeste e interior de outras regiões, segundo previsão do Climatempo. No Espírito Santo, nordeste de Minas Gerais e leste da Bahia, as precipitações podem variar de moderadas a fortes.
Regiões com maior risco de chuvas intensas
A infiltração marítima e a circulação de ventos nos níveis baixos da atmosfera são os responsáveis pelas chuvas nessas áreas. No litoral entre Sergipe e Pernambuco, há risco de precipitações intensas. Na Região Norte, temporais são esperados no norte e noroeste do Amazonas, centro-norte de Roraima e leste do Amapá.
No norte e noroeste do Pará, as pancadas de chuva devem ser mais fortes, especialmente durante a tarde. O Climatempo alerta para a possibilidade de temporais nessas localidades.
Massa de ar seco predomina em grande parte do país
Enquanto isso, uma massa de ar seco inibe a formação de nuvens carregadas em grande parte do Brasil, garantindo sol firme no Centro-Oeste, interior do Nordeste, sul da Região Norte, São Paulo e interior de Minas Gerais. Nessas áreas, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30% durante a tarde.
Entre o norte do Mato Grosso e o sul do Pará, os índices de umidade podem atingir níveis de alerta, abaixo de 20%. O Climatempo recomenda atenção especial para essas condições.
Previsão para o Sul e variações de temperatura
No Sul do país, o sábado terá sol e poucas nuvens, com aumento das temperaturas ao longo do dia. No extremo sul de Minas Gerais, há possibilidade de geada isolada no amanhecer. O domingo pode trazer chuva fraca e isolada no oeste e na campanha gaúcha.
As temperaturas continuam mais baixas no início do dia desde o Rio Grande do Sul até o sul de Minas Gerais, mas sem previsão de geada para o domingo. O Climatempo destaca a possibilidade de formação de nevoeiro nas primeiras horas da manhã em algumas áreas.
Destaques para o domingo
No domingo, a circulação de ventos vindos do oceano mantém as pancadas de chuva desde o Espírito Santo até o Rio Grande do Norte, com possibilidade de chuvas fortes. No nordeste de Minas Gerais e litoral de São Paulo, as pancadas devem ser mais isoladas e fracas.
Nos estados do Centro-Oeste, o sol predomina entre poucas nuvens, elevando as temperaturas, especialmente no Mato Grosso e em Goiás. No extremo norte do país, entre a metade norte do Amazonas, Roraima e Amapá, pancadas de chuva são previstas, com risco de temporais.
Deixe seu Comentário
0 Comentários