No dia 15 de outubro de 2023, ocorreu o primeiro dia da segunda fase da Fuvest 2025, que mantém a tradição de explorar temas relevantes e atuais nas suas questões. Neste ano, os temas abordados incluíram Inteligência Artificial, necropolítica e a literatura de Machado de Assis, exigindo dos candidatos uma análise crítica e interdisciplinar. A prova consistia em uma redação e 10 questões discursivas de Língua Portuguesa e Literatura, que exigiram um conhecimento abrangente sobre diversos assuntos.
A redação trouxe o tema “As relações sociais por meio da solidariedade”, com textos de apoio que discutiam a desigualdade social e a luta por justiça em tempos de crise. Um dos destaques foi a associação entre a presença de Machado de Assis na missa campal pela abolição da escravatura e uma análise do personagem Rubião, do romance “Quincas Borba”, instigando os candidatos a refletirem sobre a relação entre literatura e história.
Adicionalmente, os desafios da Inteligência Artificial foram explorados por meio de uma tirinha que ilustrava o impacto dessa tecnologia na sociedade, enquanto outra pergunta discutiu a necropolítica em um contexto de desinformação, inspirado em uma entrevista de Ailton Krenak. Outras questões também abordaram a evolução da Língua Portuguesa e a informalidade trazida pelos narradores de futebol, demonstrando como a língua reflete as transformações culturais e sociais ao longo do tempo.
Deixe seu Comentário
0 Comentários