Homem é preso por importunação sexual em ônibus de Goiânia
Vítima flagrou suspeito se tocando durante trajeto e conseguiu registrar ocorrência com celular
Um homem foi preso em flagrante neste sábado (29/11) pela Polícia Militar de Goiânia por importunação sexual ocorrida dentro de um ônibus do transporte coletivo. O caso havia acontecido na sexta-feira (28/11) durante trajeto entre a Praça da Bíblia e o bairro Vila Morais, na capital goiana.
A vítima, uma estudante que seguia para a escola, percebeu movimentos estranhos do passageiro sentado próximo a ela. Ao tentar registrar a situação com seu celular, o homem expôs os órgãos genitais em sua direção, conforme relato da ocorrência.
Identificação e prisão em menos de 24 horas
O suspeito foi localizado pela Polícia Militar no dia seguinte ao crime, ainda usando as mesmas roupas do momento do ato. "Conseguimos identificá-lo rapidamente graças às descrições precisas e à rapidez do registro feito pela vítima", afirmou o sargento Edner, um dos policiais envolvidos na ação.
A Guarda Civil Metropolitana de Goiânia confirmou através de suas redes sociais que o autor foi conduzido para a Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher (DEAEM) e autuado em flagrante pelo crime de importunação sexual.
Contexto legal e estatísticas
O crime de importunação sexual está previsto no artigo 215-A do Código Penal, com pena de 1 a 5 anos de prisão. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que os casos de importunação sexual no transporte público aumentaram 27% no último ano em todo o país.
Especialistas em segurança pública destacam a importância do registro imediato como forma de coibir este tipo de crime. "As vítimas que conseguem documentar a situação, seja por vídeo ou foto, têm muito mais chances de ver o agressor sendo punido", explica a delegada Maria Silva, titular da DEAEM.
Orientações para vítimas
Autoridades recomendam que passageiros que se sintam importunados no transporte coletivo devem buscar ajuda imediata do motorista ou cobrador, acionar a polícia através do 190 e, quando possível, fazer registro visual da situação mantendo a própria segurança. Muitos ônibus em Goiânia já possuem câmeras de segurança que podem auxiliar nas investigações.
Deixe seu Comentário
0 Comentários