Publicidade

Um assalto considerado "muito profissional" pela polícia resultou no roubo de cerca de 30 milhões de euros (aproximadamente R$ 183 milhões) de um banco de poupança na cidade de Gelsenkirchen, na Alemanha. O crime foi descoberto na madrugada da última segunda-feira (29), após o disparo de um alarme de incêndio. Centenas de clientes se reuniram em frente à agência, que permaneceu fechada por motivos de segurança.

De acordo com as investigações, os ladrões utilizaram uma broca de grande porte para perfurar a parede do cofre subterrâneo a partir do estacionamento ao lado da agência. A suspeita é de que os criminosos tenham passado todo o fim de semana no local, arrombando mais de 3 mil cofres individuais de clientes.

Fuga e investigação

Publicidade

Testemunhas relataram ter visto homens carregando grandes sacolas na madrugada do crime. Câmeras de segurança flagraram um Audi RS 6 preto, com pessoas mascaradas, deixando o estacionamento. A polícia informou que a placa do veículo havia sido roubada anteriormente na cidade de Hanôver.

As autoridades compararam a ação ao filme *Onze Homens e um Segredo* e destacaram o alto nível de planejamento necessário para a execução do assalto. Enquanto os suspeitos seguem foragidos, a polícia local prossegue com as investigações.

Impacto para os clientes

Centenas de clientes do banco se reuniram em frente à agência, que permaneceu fechada após ameaças a funcionários. Algumas vítimas afirmaram ter perdido valores superiores ao seguro de seus cofres, o que pode gerar disputas por indenizações.

O caso, que mobiliza a polícia alemã, é considerado um dos maiores roubos a bancos do país nos últimos anos, evidenciando a sofisticação dos métodos utilizados por grupos criminosos organizados.