A Microsoft anunciou nesta semana uma mudança significativa em sua liderança de segurança. Charlie Bell, que comandava a área desde 2021, deixa o cargo de vice-presidente executivo para assumir uma nova função como colaborador individual focado em qualidade de engenharia. Para substituÃ-lo, a empresa contratou Hayete Gallot, ex-executiva da Microsoft que atuava como presidente de Experiência do Cliente no Google Cloud.
A transição foi comunicada por meio de um memorando interno do CEO Satya Nadella, obtido pelo *Business Insider*. A mudança ocorre em um momento em que a Microsoft busca reforçar suas defesas cibernéticas após enfrentar duras crÃticas de órgãos governamentais e expandir sua iniciativa "Secure Future", que tornou a segurança a prioridade máxima para todos os funcionários da empresa.
Nova liderança e contexto das mudanças
Hayete Gallot retorna à Microsoft após mais de 15 anos de experiência anterior na companhia, onde ocupou cargos de liderança sênior nas áreas de engenharia e vendas, atuando em franquias como Windows e Office. "Ela traz uma mentalidade que combina a construção de produtos com a realização de valor para os clientes, o que é crÃtico agora", escreveu Nadella no memorando.
Charlie Bell, considerado uma peça-chave na construção da Amazon Web Services (AWS), foi contratado pela Microsoft em 2021 para liderar uma nova organização focada em cibersegurança. Recentemente, havia especulação interna de que Bell estaria se preparando para se aposentar. Em sua nova função, ele reportará diretamente a Nadella e trabalhará em parceria com outros lÃderes na "Iniciativa de Excelência em Qualidade".
Desafios de segurança durante a gestão de Bell
A gestão de Bell na segurança da Microsoft foi marcada por desafios significativos. Em 2024, o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) condenou a empresa por uma "cascata de falhas de segurança" que permitiu que hackers chineses acessassem e-mails de milhares de clientes.
Como resposta, a Microsoft expandiu sua iniciativa Secure Future, que incluiu a adição de métricas de segurança nas avaliações de desempenho de todos os funcionários. "Ajudamos a reunir a empresa em torno da Iniciativa Secure Future", destacou Nadella sobre a contribuição de Bell.
Reestruturação e próximos passos
Com a chegada de Gallot, toda a equipe de negócios de segurança passará a reportar a ela. Além disso, Ales Holecek assumirá um novo cargo como Arquiteto-Chefe de Segurança, também reportando à nova vice-presidente executiva. Holecek é responsável por liderar a arquitetura e o desenvolvimento em algumas das plataformas mais importantes da Microsoft.
Nadella afirmou que a empresa tem um "grande impulso" na área de segurança, com progresso nos agentes do Security Copilot, forte adoção do Purview e crescimento contÃnuo de clientes. A nova lÃder e sua equipe serão responsáveis pelos ritmos dos produtos de segurança, integrando-se ao novo ritmo operacional com coortes comerciais anunciado pela empresa.