Publicidade

A OpenAI lançou nesta segunda-feira o GPT-5.3 Codex, um novo modelo de inteligência artificial projetado para turbinar sua ferramenta de programação agentica, o Codex. O anúncio ocorreu poucos minutos após a concorrente Anthropic divulgar seu próprio modelo similar, em uma disputa direta no mercado de ferramentas de desenvolvimento de software.

Segundo a empresa, o novo modelo transforma o Codex de um agente que apenas "escreve e revisa código" para um que pode fazer "quase tudo o que desenvolvedores e profissionais fazem em um computador". A OpenAI afirma que, em testes de desempenho, o GPT-5.3 Codex foi capaz de criar "jogos e aplicativos complexos e altamente funcionais do zero ao longo de dias".

Velocidade e autoconstrução

Publicidade

O GPT-5.3 Codex é apresentado como 25% mais rápido que seu antecessor, o GPT-5.2. A empresa destaca um marco no desenvolvimento: este foi o primeiro modelo da companhia que foi "instrumental em criar a si mesmo". Isso significa que a equipe da OpenAI usou versões iniciais do programa para depurá-lo e avaliar seu próprio desempenho durante o processo de construção.

Corrida pelo lançamento

A revelação do novo modelo segue de perto o anúncio de uma ferramenta similar pela Anthropic, sua principal concorrente. Originalmente, ambas as empresas planejaram realizar os lançamentos exatamente ao mesmo tempo: às 10h (horário do Pacífico). No entanto, pouco antes do horário combinado, a Anthropic antecipou seu anúncio em 15 minutos, superando ligeiramente a OpenAI na corrida para tornar os modelos públicos.

A OpenAI comercializa o Codex como uma ferramenta para expandir "quem pode construir software e como o trabalho é feito", visando tanto desenvolvedores experientes quanto profissionais de outras áreas.