Boletim Diário

Polêmica sobre jovem que se dizia astronauta brasileira é debatida em live do iG

Especialistas criticam desinformação e impactos negativos para a credibilidade da área espacial no Brasil.

Polêmica sobre jovem que se dizia astronauta brasileira é debatida em live do iG
Reprodução

A estreia do quadro "iG foi pro espaço", transmitido pelo Instagram do Portal iG nesta quarta-feira (18), discutiu o caso de Laysa Peixoto, que viralizou ao afirmar ser a primeira mulher astronauta brasileira - informação posteriormente desmentida. Participaram do debate Pedro Pallotta, CEO da Space Orbit, e Luísa Santos, pesquisadora aeroespacial, com mediação de Giovana Hueb, editora de Redes Sociais do iG.

Repercussão e críticas

Pedro Pallotta, que foi o primeiro a questionar publicamente as alegações de Laysa, afirmou: "É um desserviço para a área espacial fazer isso. Tem gente que estuda pra caramba para ser astronauta". O caso ganhou proporções nacionais e internacionais, chegando a ser noticiado até na Índia.

Dificuldades na carreira espacial

Luísa Santos destacou os desafios reais da profissão, incluindo preconceito de gênero e altos custos de formação. "Tenho muitos exemplos de colegas que estão nessa mesma meta e a gente passa por tantos problemas nessa carreira", relatou. Ela citou que um de seus treinamentos custou cerca de US$ 10 mil (R$ 54 mil).

Inconsistências no caso

Os especialistas apontaram que Laysa participava na verdade de um programa educacional da NASA chamado L'SPACE, e não tinha qualificações para se declarar astronauta. Eles destacaram que mesmo brasileiros com anos de experiência em missões como Perseverance e Curiosity não se autointitulam dessa forma.

Consequências para o setor

O debate alertou para os riscos de desinformação, que pode desestimular jovens interessados em ciência. "Os pais dessas crianças vão falar: 'Isso aí é bobeira, ninguém vira astronauta'", comentou Pallotta. Ambos os especialistas relataram que colegas passaram a divulgar currículos acadêmicos para comprovar suas qualificações após o caso.

Deixe seu Comentário
0 Comentários
Avatar
Nome do Autor
há 5 minutos

Conteúdo do comentário.