Primeiras imagens mostram cela onde Bolsonaro cumpre prisão preventiva
Ambiente adaptado tem cama, TV, frigobar e banheiro privativo em área da PF em Brasília
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpre prisão preventiva em uma sala adaptada com guarda-roupa compactado, televisão, frigobar, cama, ar-condicionado e banheiro privativo. As primeiras imagens do local foram divulgadas neste sábado (22) após a decretação da nova medida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A prisão preventiva substituiu o regime domiciliar que Bolsonaro cumpria desde quinta-feira (20). A decisão foi tomada com base no risco concreto de fuga e ameaça à ordem pública, após pedido da Polícia Federal e parecer favorável da Procuradoria-Geral da República.
Violação do monitoramento eletrônico
Entre os principais elementos para a decretação da prisão preventiva, Moraes citou a violação do monitoramento eletrônico. O despacho registrou tentativa de rompimento da tornozeleira eletrônica por volta de 0h08 do próprio dia 22, o que foi interpretado como indício de preparação para evasão.
Outro ponto destacado foi a possibilidade de Bolsonaro buscar asilo em representações diplomáticas próximas à sua residência. As investigações indicariam precedentes de tentativa de articulação para ingresso em embaixadas, reforçando o risco de saída do país sem autorização judicial.
Vigília como elemento complementar
A decisão também citou a convocação pública de uma vigília em frente à residência do ex-presidente, promovida pelo deputado federal Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente. Segundo Moraes, a mobilização de apoiadores poderia dificultar a fiscalização e criar ambiente propício para tentativa de fuga.
Na sexta-feira (21), a defesa de Bolsonaro havia solicitado ao STF que o ex-presidente fosse mantido em prisão domiciliar. O pedido foi negado antes da decretação da prisão preventiva na manhã de sábado.
As imagens da cela foram registradas por Elijonas Maia, jornalista da CNN Brasil, e mostram o ambiente onde Bolsonaro permanecerá detido enquanto durar a medida decretada pelo ministro do STF.
Deixe seu Comentário
0 Comentários