Boletim Diário

Primeiro caso da nova cepa da Mpox é registrado em São Paulo

Uma mulher de 29 anos é a portadora do primeiro caso da variante clado 1b da Mpox no Brasil, com transmissão investigada.

Primeiro caso da nova cepa da Mpox é registrado em São Paulo
Reprodução

O estado de São Paulo confirmou o primeiro caso da variante clado 1b da Mpox no Brasil. A paciente é uma mulher de 29 anos, residente na Região Metropolitana de São Paulo, que apresenta um quadro estável e deve receber alta na próxima semana.

A investigação revelou que a paciente não esteve em áreas com surtos recentes da doença. No entanto, ela recebeu visitantes vindos da República Democrática do Congo, seu país de origem, o que leva a Vigilância Sanitária a apurar as circunstâncias da transmissão.

A mulher buscou ajuda em uma unidade de saúde, onde foi orientada a seguir o isolamento de três semanas, conforme o protocolo recomendado. Devido ao desconforto gerado pelas lesões, ela foi transferida para tratamento no Instituto Emílio Ribas. Até o momento, especialistas afirmam que não há evidências de que ela tenha frequentado locais de risco para a transmissão comunitária.

Desde 2022, o Brasil monitora casos de Mpox, tendo até o momento registrado apenas a cepa clado 2. Em 2024, São Paulo contabilizou 1.126 casos da doença, sem registros de óbitos. Os sintomas iniciais da doença incluem febre, dores musculares, cansaço e inchaço dos linfonodos, além de lesões cutâneas características.

A transmissão da Mpox ocorre principalmente por contato direto com fluidos corporais e lesões na pele, além de superfícies contaminadas. A Vigilância Sanitária segue acompanhando o caso e investigando as possíveis rotas de transmissão.

Deixe seu Comentário
0 Comentários
Avatar
Nome do Autor
há 5 minutos

Conteúdo do comentário.