Política

Secretária de Segurança dos EUA visita prisão em El Salvador com deportados venezuelanos

Kristi Noem destaca deportações de venezuelanos e confronto com autoridades salvadorenhas em visita à prisão.

Secretária de Segurança dos EUA visita prisão em El Salvador com deportados venezuelanos
Reprodução

A secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Kristi Noem, realizou uma visita à prisão de segurança máxima em El Salvador nesta quarta-feira (26). O intuito da visita foi verificar as condições dos mais de 200 venezuelanos deportados pelo governo anterior dos EUA, durante a administração de Donald Trump. Os deportados foram levados para o Centro de Confinamento do Terrorismo (Cecot), onde Noem se reuniu com eles, afirmando que a criminalidade traz consequências severas.

Na ocasião, Kristi observou os detentos, que eram em sua maioria salvadorenhos, e destacou a firmeza da política de deportação. Em uma declaração feita em sua conta no social, ela reforçou a mensagem de que os imigrantes ilegais que cometem crimes devem ser enviados de volta a seus países. As autoridades dos EUA alegam que muitos dos deportados pertencem ao grupo criminoso Tren de Aragua, embora o governo da Venezuela negue essa acusação, classificando-os como apenas imigrantes indocumentados.

O ministro da Justiça e Segurança de El Salvador, Gustavo Villatoro, acompanhou a secretária durante sua visita. Após a inspeção da prisão, a funcionária se encontrou com o presidente Nayib Bukele para discutir o aumento dos voos de deportação e estratégias de expulsão de criminosos. No decorrer desse processo, uma corte de apelações dos EUA rejeitou uma tentativa da Casa Branca de revogar uma ordem judicial que restringe a deportação de imigrantes, utilizando uma lei de 1798, não aplicada desde tempos de guerra.

Deixe seu Comentário
0 Comentários
Avatar
Nome do Autor
há 5 minutos

Conteúdo do comentário.