Publicidade

A startup Gather AI, que desenvolve uma plataforma de inteligência artificial para câmeras e drones em armazéns, anunciou a captação de US$ 40 milhões em uma rodada de financiamento Série B. O investimento foi liderado pela Smith Point Capital, empresa de capital de risco fundada pelo ex-co-CEO da Salesforce, Keith Block.

Fundada em 2017 por quatro ex-alunos de doutorado da Universidade Carnegie Mellon, a empresa utiliza câmeras de prateleira instaladas em equipamentos como empilhadeiras e drones comerciais que sobrevoam os galpões. O sistema monitora as operações no chão de fábrica e registra automaticamente as informações nos sistemas de gestão de armazéns.

Tecnologia "curiosa" evita alucinações da IA

Publicidade

A tecnologia por trás do Gather AI é descrita pelos fundadores como "curiosa". Diferente dos grandes modelos de linguagem (LLMs) que dominam o debate atual sobre IA, a solução da startup é baseada em técnicas bayesianas clássicas combinadas com redes neurais.

"Eles não são redes neurais de ponta a ponta", explicou o co-fundador e CEO Sankalp Arora à TechCrunch. "São técnicas bayesianas clássicas, combinadas com redes neurais." Segundo ele, essa abordagem probabilística, desenvolvida antes da era dos LLMs, permite que o sistema aprenda com dados e conhecimento prévio para tomar decisões, sem sofrer com os problemas de "alucinação" comuns em outros modelos de IA.

Da academia para o FBI e o mercado

A trajetória da Gather AI começou nos laboratórios da Carnegie Mellon, onde a equipe construiu um dos primeiros helicópteros autônomos e o testou no campo de treinamento do FBI em Quantico, nos Estados Unidos. Keith Block, que liderou o recente investimento, é curador da universidade.

O sistema da startup é programado para ser curioso sobre caixas, códigos de barras, fluxos de trabalho, códigos de lote, texto, datas de validade, contagens de casos, danos e ocupação. O objetivo é descobrir e prever problemas como baixo estoque, mercadorias mal posicionadas e fluxos que possam causar questões de segurança.

Atuação em ambientes hostis e premiações

A tecnologia também opera em ambientes considerados hostis para humanos, como câmaras frigoríficas e armazenamento a frio. Em dezembro, a startup foi premiada com o Nebius Robotics Award 2025 para Vision AI e Streaming Video Analytics. A Nebius é uma empresa holandesa que fornece infraestrutura de IA.

Atualmente, a Gather AI emprega cerca de 60 pessoas e tem entre seus clientes empresas como Kwik Trip, Axon, GEODIS e NFI Industries. Com a nova rodada, a startup totaliza US$ 74 milhões em financiamento. Outros investidores incluem Bain Capital Ventures, XRC Ventures e Hillman Investments.