Boletim Diário

Tesouro viking com mais de 1.400 artefatos é descoberto em fazenda na Suécia

Itens incluem joias de prata, tecidos raros e moedas europeias e islâmicas enterradas em ritual funerário há mil anos

Tesouro viking com mais de 1.400 artefatos é descoberto em fazenda na Suécia
Reprodução

Um tesouro viking com mais de 1.400 artefatos foi descoberto durante escavações realizadas entre 2020 e 2021 em Täby, região ao nordeste de Estocolmo, na Suécia. A equipe de arqueólogos, liderada por John Hamilton dos Museus Históricos da Suécia, encontrou os objetos em uma antiga fazenda e cemitério viking em Viggbyholm, local ocupado entre os anos 500 e 1050 d.C.

Entre os itens mais valiosos está uma vasilha enterrada contendo colares e pulseiras de prata, um amuleto e uma bolsa de tecido com 12 pingentes feitos de moedas europeias e islâmicas datadas entre 904 e 997 d.C. As moedas provinham de regiões como Pérsia, Baviera, Boêmia, Normandia e Inglaterra.

Ritual funerário de elite

Segundo os arqueólogos, os objetos faziam parte de um ritual funerário possivelmente dedicado a uma mulher de alta posição social. A bolsa de linho continha detalhes em seda rara, possivelmente importada, e grãos de pólen preservados de plantas medicinais e cereais da época viking.

"Trata-se de uma descoberta única tanto pelo conteúdo quanto pela associação direta com as estruturas da fazenda e o cemitério", afirmou Hamilton. O encerramento das atividades na fazenda ocorreu no mesmo período do sepultamento.

Estruturas e artefatos revelam história

No total, foram identificadas 34 construções e 5 túmulos - três com caixões e dois com cremações. Cerca de 15 estruturas foram associadas a práticas rituais, com objetos enterrados propositalmente. Fragmentos cerâmicos incluíam peças de argila local com estilo comum em regiões do outro lado do mar Báltico.

Análises de DNA em quatro esqueletos masculinos mostraram que a maioria era aparentada, mas um indivíduo não tinha laços genéticos com os demais. A comunidade viveu no local por aproximadamente 500 anos, dedicando-se à agricultura, criação de animais e sepultamentos.

Deixe seu Comentário
0 Comentários
Avatar
Nome do Autor
há 5 minutos

Conteúdo do comentário.