Mundo

Ucrânia usa mísseis ATACMS em ataque a aeródromo russo

Um aeródromo no sul da Rússia foi alvo de um ataque com mísseis ATACMS, levando a promessas de resposta por parte de Moscou.

Ucrânia usa mísseis ATACMS em ataque a aeródromo russo
Reprodução

A Ucrânia executou um ataque em um aeródromo localizado no sul da Rússia na madrugada desta quarta-feira (11), utilizando seis mísseis ATACMS, que foram fornecidos pelos Estados Unidos. De acordo com informações do exército russo, dois desses mísseis foram interceptados pelo sistema de defesa aérea Pantsir, enquanto os demais foram desviados através de medidas de guerra eletrônica. O ataque resultou em feridos entre o pessoal militar e danos em prédios nas proximidades.

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que o ataque com armamento de longo alcance não ficará impune e que ações retaliatórias serão executadas. O presidente russo, Vladimir Putin, já havia ameaçado anteriormente responder aos ataques ucranianos com bombardeios em centros de decisão em Kiev, além de punir os países ocidentais que fornecem apoio bélico à Ucrânia. Seu novo míssil hipersônico, denominado Oreshnik, foi mencionado como uma opção para essas represálias.

As autoridades ucranianas, até o momento, não emitiram qualquer declaração sobre o ataque. A recente aprovação dos EUA para que a Ucrânia use o sistema de mísseis ATACMS provocou grande indignação em Moscou. Em resposta a bombardeios constantes sobre suas cidades e infraestrutura, a Ucrânia intensificou suas ofensivas contra alvos militares russos, visando dificultar a logística do exército de Moscou em um cenário de conflito que já dura meses.

Deixe seu Comentário
0 Comentários
Avatar
Nome do Autor
há 5 minutos

Conteúdo do comentário.