Publicidade

A vacinação contra a febre chikungunya começou oficialmente no Brasil nesta segunda-feira (02) em dez municípios selecionados pelo Ministério da Saúde. A cidade de Mirassol, no interior de São Paulo, foi a primeira a aplicar o imunizante, marcando o início da campanha nacional.

A primeira pessoa a receber a vacina no país foi a enfermeira Maria do Rozário Drigo Fernandes, que atua no Centro de Saúde II de Mirassol. O município recebeu um primeiro lote de 2.400 doses, com a meta de imunizar aproximadamente 37,5 mil moradores com idade entre 18 e 59 anos.

Seleção baseada em critérios de risco

Publicidade

A escolha de Mirassol e das outras nove cidades foi feita com base em critérios epidemiológicos, priorizando regiões consideradas de maior risco para a transmissão da doença. "Mirassol foi escolhida como a primeira cidade do país a iniciar a vacinação contra a chikungunya", afirmou o secretário estadual da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva (PSD).

Além de Mirassol, participam da campanha inicial as cidades de Simão Dias, Barra dos Coqueiros e Lagarto, em Sergipe; Maracanaú e Maranguape, no Ceará; e Sabará, Congonhas, Santa Luzia e Sete Lagoas, em Minas Gerais.

Vacina aprovada pela Anvisa em 2025

O imunizante, desenvolvido pela farmacêutica Valneva em parceria com o Instituto Butantan, recebeu a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em abril de 2025. A Funfarme participou de todas as etapas dos estudos clínicos.

A cerimônia de início da vacinação em Mirassol contou com a presença do prefeito Edson Antonio Ermenegildo (PSD), do vice-prefeito Beto Feres (MDB) e do secretário municipal da Saúde, Frank Hulder de Oliveira (União Brasil), além de outras autoridades locais e estaduais.

Doença registrou mais de 260 mil casos em 2024

Dados do Ministério da Saúde mostram que, somente em 2024, o Brasil registrou 263.502 casos de chikungunya e 246 óbitos. Os números reforçam a importância da vacinação como principal estratégia de prevenção contra a doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue e do zika vírus.

A campanha nos dez municípios pioneiros serve como um projeto-piloto para futuras expansões do programa de imunização em todo o território nacional.