Mundo

Venezuela recebe voo com 306 imigrantes repatriados após crise com os EUA

Os EUA deportam venezuelanos enquanto Maduro organiza repatriação em resposta a acusações de vínculos com crime organizado.

Venezuela recebe voo com 306 imigrantes repatriados após crise com os EUA
Reprodução

A Venezuela se prepara para receber um voo com 306 imigrantes repatriados na quinta-feira, em meio a uma série de tensões diplomáticas com os Estados Unidos. O presidente Nicolás Maduro anunciou a chegada do voo, que ocorrerá via México, no contexto de uma crise gerada pela recente decisão do governo americano de transferir venezuelanos para uma prisão de segurança máxima em El Salvador.

No último fim de semana, 238 venezuelanos foram enviados para El Salvador acusados de pertencer ao grupo criminoso Trem de Aragua, uma alegação que Maduro contesta vigorosamente. A Casa Branca, representada pela porta-voz Karoline Leavitt, reafirmou a ligação dos deportados com essa organização, que é considerada terrorista pela administração Trump. A decisão de deportação também se baseou em uma lei de 1798 que permite expulsões sem julgamento de "inimigos estrangeiros".

Em resposta, Maduro ordenou a seu negociador-chefe, Jorge Rodríguez, que garantisse a repatriação de todos os imigrantes detidos. Ele afirmou que a repatriação visa dar respeito, dignidade e apoio aos que estão voltando. O governo venezuelano planeja acolher os repatriados na chegada, prevista para 14h GMT, enquanto continua a abordar e contestar as alegações feitas pelos EUA sobre a atividade criminosa de seus cidadãos.

Deixe seu Comentário
0 Comentários
Avatar
Nome do Autor
há 5 minutos

Conteúdo do comentário.