Publicidade

O alistamento militar para o ano de 2026 teve início nesta quinta-feira (1º), abrindo o período de inscrições para os jovens que completam 18 anos. Pelo segundo ano consecutivo, mulheres podem se alistar de forma voluntária, enquanto para os homens o procedimento permanece obrigatório.

As inscrições podem ser realizadas através do site oficial do Exército Brasileiro ou presencialmente nas juntas militares. O prazo final para se alistar é 30 de junho de 2026. Após essa data, inicia-se a fase de seleção, que inclui exames médicos e testes físicos para a incorporação às Forças Armadas.

Vagas e processo seletivo

Publicidade

Estão disponíveis 1.400 vagas de alistamento voluntário para mulheres distribuídas entre o Exército, Marinha e Aeronáutica. O número representa uma redução de 65 vagas em comparação com 2025, ano em que 33 mil mulheres se voluntariaram.

Os jovens selecionados e convocados para o serviço militar obrigatório servirão por um período de um ano, a partir de 2027. É possível renovar o serviço por até oito anos consecutivos.

Contexto e próximos passos

A abertura do alistamento marca o início do ciclo anual de recrutamento das Forças Armadas. A etapa de seleção, que segue após o encerramento das inscrições em junho, definirá quem será incorporado. Os resultados são divulgados pelas próprias juntas militares, que também orientam sobre a documentação necessária para a matrícula dos aprovados.

O serviço militar é uma obrigação constitucional para os homens, estabelecida pela Lei do Serviço Militar. A inclusão voluntária de mulheres, iniciada em 2025, representa uma adaptação das Forças Armadas à legislação que ampliou a participação feminina na carreira militar.