Publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento e a proibição da comercialização de lotes específicos de panetones e de uma linha completa de produtos alimentícios que contêm cogumelos. As medidas foram publicadas em comunicados oficiais do órgão regulador.

No caso dos panetones, a ação foi motivada pelo aparecimento de fungos na superfície dos produtos. A empresa D’Viez Indústria e Comércio de Chocolates Finos Ltda realizou o recolhimento voluntário de quatro lotes com prazo de validade até 27 de fevereiro de 2026.

Produtos com cogumelos têm propaganda irregular

Publicidade

Em decisão separada, a Anvisa também proibiu a fabricação, divulgação, comercialização e consumo de todos os produtos da marca Smush, da empresa Coguvita II Alimentos Ltda. A proibição abrange itens como pastas, barras, granola, mix de castanhas e cápsulas de café que contêm cogumelos em sua composição.

De acordo com a agência, esses produtos utilizam ingredientes não permitidos, cuja segurança para consumo alimentício não foi avaliada. "A divulgação dos produtos também é feita de forma irregular, afirmando, sem comprovação científica, que o seu consumo contribui para a saúde mental, memória, foco e imunidade", afirmou a Anvisa em nota.

Lista completa dos itens afetados

Os panetones da D’Viez afetados pelo recolhimento são: Mini Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional 140g (lote 251027); Panetone Nossa Língua Trufado com Bombons "Formato de Língua de Gato" - 700g (lote 251027); Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional - 700g (lote 251027); e Panetone com Frutas Trufado Tradicional - 700g (lote 251027).

Já os produtos da marca Smush totalmente proibidos são: Pasta de Cacau e Avelã com Cogumelos; Pasta de Amendoim com Cogumelos; Barra de Frutas, Amendoim, Clara de Ovo e Cogumelos (Smushn Go); Granola Coco; Mix de Castanhas, Sementes e Cogumelos (linha Keto); e as cápsulas de café Mushroom Espresso e Energy Mushroom Espresso. A proibição se aplica a todos os lotes desses itens.

Empresas não se manifestaram

O Portal iG tentou contato com as empresas D’Viez e Coguvita para obter posicionamento sobre as decisões da Anvisa, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. O espaço para manifestação segue aberto.

A Anvisa recomenda que consumidores que tenham adquirido qualquer um dos produtos listados interrompam imediatamente o consumo e, se possível, entrem em contato com o estabelecimento onde fizeram a compra para orientações sobre devolução. As determinações do órgão têm caráter sanitário e são de cumprimento obrigatório em todo o território nacional.