Publicidade

A Apple estaria desenvolvendo um dispositivo de inteligência artificial (IA) vestível na forma de um pino, segundo um relatório publicado na quarta-feira (15) pelo site The Information. O acessório, que os usuários poderiam prender em suas roupas, contaria com duas câmeras e três microfones, de acordo com as informações.

Se o dispositivo rumoreado chegar ao mercado, será mais um sinal de que o mercado de hardware para IA está se aquecendo. A notícia segue declarações feitas na segunda-feira (13) pelo diretor global de Assuntos Públicos da OpenAI, Chris Lehane, que disse a uma plateia em Davos que sua empresa provavelmente anunciará seu primeiro e aguardado dispositivo de hardware de IA no segundo semestre deste ano.

Detalhes técnicos do dispositivo

Publicidade

O dispositivo da Apple é descrito como um "disco fino, plano e circular com uma carcaça de alumínio e vidro", que os engenheiros esperam tornar do mesmo tamanho de um AirTag, "apenas um pouco mais grosso". O pino também teria duas câmeras – uma com lente padrão e outra com grande angular – para fotos e vídeos, além de um botão físico, um alto-falante e uma tira de carregamento semelhante à de um FitBit em sua parte traseira, conforme o relatório.

Corrida contra a concorrência

A Apple pode até estar tentando acelerar o desenvolvimento deste produto para competir com o da OpenAI. O pino poderia ser lançado em 2027, com uma produção inicial de 20 milhões de unidades, observa o relatório. O TechCrunch entrou em contato com a Apple para obter mais informações, mas a empresa não se manifestou até a publicação desta matéria.

Box explicativo: A OpenAI, criadora do ChatGPT, é uma das principais empresas de pesquisa em inteligência artificial do mundo e está expandindo sua atuação para o desenvolvimento de hardware especializado.

Desafios no mercado de IA vestível

No entanto, ainda não está claro se os consumidores desejam este tipo de dispositivo de IA. Dois ex-funcionários da Apple fundaram anteriormente a Humane AI, uma startup que também vendeu um pino de IA. O pino da Humane também incluía microfones e uma câmera embutidos. No entanto, o produto fracassou após o lançamento, e a empresa teve que encerrar as operações e vender seus ativos para a HP em menos de dois anos.

O possível ingresso da Apple neste segmento representa um movimento estratégico para não ficar para trás na corrida por dispositivos de IA integrados ao cotidiano, um mercado que grandes rivais de tecnologia também estão explorando.