A Blue Origin, empresa espacial de Jeff Bezos, anunciou que realizará o terceiro lançamento de seu megafoguete New Glenn no final de fevereiro. Contudo, a missão não terá como destino a Lua, como havia sido sugerido anteriormente. Em vez disso, o veÃculo transportará um satélite para a órbita terrestre baixa (LEO) em um contrato comercial com a empresa AST SpaceMobile.
Esta será a segunda vez que a empresa de Bezos voa com uma carga útil comercial no New Glenn. A companhia não explicou imediatamente os motivos para priorizar o satélite da AST SpaceMobile em detrimento de seu próprio módulo de pouso lunar robótico, chamado Blue Moon Mark 1 (MK1).
Módulo lunar em fase de testes
Enquanto o New Glenn se prepara para voar, o módulo lunar Blue Moon MK1 está sendo transportado para o Centro Espacial Johnson da NASA, no Texas, para passar por testes em câmara de vácuo. Uma data de lançamento para essa missão lunar ainda não foi definida pela Blue Origin.
O lançamento de fevereiro marcará o terceiro voo do New Glenn em pouco mais de um ano, após uma década de desenvolvimento do foguete. Para esta missão, a Blue Origin reutilizará o estágio propulsor (booster) recuperado do segundo lançamento do foguete, ocorrido em novembro do ano passado.
Fevereiro movimentado no setor espacial
A operação ocorrerá em um mês agitado para o setor espacial. A NASA pode lançar a missão Artemis II, que levará quatro astronautas para orbitar a Lua, a partir de 6 de fevereiro. A SpaceX deve iniciar os testes da terceira versão de seu foguete Starship, e a NASA em parceria com a SpaceX lançará a missão Crew-12 para recompor a tripulação completa da Estação Espacial Internacional (ISS).
O New Glenn é o primeiro veÃculo da Blue Origin projetado para entregar cargas úteis regularmente à órbita da Terra e além, evoluindo a partir do programa de foguete suborbital New Shepard, em operação há mais de dez anos. A empresa tem um acordo com a AST SpaceMobile para enviar múltiplos satélites ao espaço e ajudar a construir a rede de banda larga celular baseada no espaço da companhia.
Ambições maiores e novos projetos
O New Glenn, no entanto, é apenas uma parte das ambições maiores da Blue Origin. Em novembro, a empresa revelou uma variante superpesada do foguete, que será mais alta que o Saturno V e comparável ao Starship da SpaceX. Na última quarta-feira, a Blue Origin também anunciou uma constelação de internet via satélite chamada TeraWave, que planeja começar a implantar no final de 2027.
Além disso, a empresa espera usar seus módulos lunares Blue Moon em missões para a Lua e Marte e tem desenvolvido outra espaçonave chamada Blue Ring, capaz de hospedar e implantar cargas úteis para outras empresas do setor espacial.