Publicidade

As fortes chuvas de verão que atingem o estado de São Paulo desde 1º de dezembro já resultaram em 12 mortes, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil Estadual. O órgão coordena a Operação Chuvas de Verão 25/26 para ações de emergência durante a estação. O caso mais recente envolveu um casal de idosos arrastado por uma enxurrada na Zona Sul da capital.

Na manhã desta segunda-feira (18), por volta das 11h, o corpo de Maria Deusdete da Mata Ribeiro, de 67 anos, foi localizado no Rio Jurubatuba/Pinheiros, na altura do Autódromo de Interlagos. Seu marido, Marcos da Mata Ribeiro, de 68 anos, foi encontrado morto no sábado (17) no Rio Pinheiros, a cerca de 8 km do local onde o carro do casal foi levado pela correnteza durante o temporal da noite de sexta-feira (16).

Cronologia das fatalidades

Publicidade

A primeira morte da operação ocorreu em 10 de dezembro, em Campos do Jordão, com um homem vítima de deslizamento. No dia seguinte, uma mulher morreu na Zona Leste de São Paulo com a queda de um muro. A sequência incluiu uma morte por queda de árvore em Guarulhos (12/12), um homem por descarga elétrica em Juquitiba (13/12) e outro arrastado por enxurrada em Bauru (14/12).

No dia 16 de dezembro, três pessoas morreram: duas em Ilhabela (queda de muro e enxurrada) e uma em Guarulhos (carro arrastado). Em 29 de dezembro, um homem morreu com o desabamento de um telhado em Franca. Já em 2025, no dia 14 de janeiro, uma mulher faleceu após uma árvore cair sobre seu carro em Taubaté.

Alertas e orientações permanentes

Nesta segunda-feira (19), a Defesa Civil emitiu novo alerta para chuva intensa, ventos fortes e ressaca marítima em todo o litoral paulista. A tendência é que a chuva perca força durante a madrugada de terça-feira (20).

O órgão orienta a população a evitar áreas alagadas, não atravessar vias inundadas, manter distância de árvores e postes durante ventos fortes, redobrar atenção em encostas e evitar atividades marítimas durante a ressaca. Motoristas devem reduzir a velocidade e aumentar a distância entre veículos.

Monitoramento e atendimento

“A Defesa Civil do Estado segue monitorando as condições meteorológicas e mantém o sistema estadual em prontidão para resposta rápida às ocorrências”, informou o órgão em comunicado. Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Também no sábado (17), um veículo foi localizado no interior de um córrego na Estrada do Schenk, com um homem morto dentro. A Defesa Civil ainda investiga se o caso está relacionado à enxurrada.