Publicidade

A formação de um ciclone extratropical no oceano Atlântico a partir da noite desta sexta-feira (30) vai alterar as condições meteorológicas no litoral das regiões Sul e Sudeste do Brasil durante o fim de semana. O sistema, que não atuará diretamente sobre o continente, ajudará na formação de áreas de instabilidade sobre os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, segundo informações do Climatempo.

O cenário de instabilidade é potencializado por uma segunda área de baixa pressão que ganha força no Paraguai e se expande em direção ao Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. "Além disso, uma segunda área de baixa pressão ganha força no Paraguai e se expande em direção ao Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, ajudando a aumentar o risco de temporais nestes estados", aponta o boletim do Climatempo.

Previsão para a sexta-feira

Publicidade

Nesta sexta-feira, o dia começa chuvoso no litoral norte de Santa Catarina, no leste do Paraná e no litoral sul de São Paulo. Há risco de chuva forte no sudeste e litoral sul do estado de São Paulo, com destaque para cidades como Itararé, Registro, Três Barras e Peruíbe.

A partir da tarde, o ciclone se desloca e amplia sua influência para o litoral do Rio de Janeiro, favorecendo temporais que podem ser pontualmente fortes. As pancadas de chuva, típicas de verão, também atingem o interior e o norte de São Paulo, incluindo Jundiaí, Indaiatuba, Bocaina, Lençóis Paulista, Piracicaba, Ribeirão Preto e São José dos Campos.

Na Região Metropolitana de São Paulo, os temporais devem avançar a partir da tarde, podendo ser localmente intensos, com raios e trovoadas. Entre a tarde e a noite, as áreas de instabilidade também devem atingir o litoral sul do Rio de Janeiro, em cidades como Paraty e Angra dos Reis, e podem alcançar a capital fluminense, com chuva forte, raios e rajadas de vento.

Previsão para o sábado

No sábado (31), o ciclone extratropical estará bem desenvolvido, mas se afastando da costa brasileira em alto-mar, sem influência direta sobre o continente. Ele gerará uma frente fria na altura do litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

O transporte de umidade do oceano para o continente sobre o leste de São Paulo deixará o dia mais instável, com maior cobertura de nuvens e pancadas de chuva isoladas desde cedo, incluindo a Grande São Paulo. No estado do Rio de Janeiro, o tempo fica abafado e as pancadas de chuva ganham força ao longo da tarde, especialmente no norte do estado.

Entre a tarde e a noite do sábado, os temporais também atingem áreas do sul do Espírito Santo, podendo ser pontualmente fortes, com raios e vento.

Ventos e previsão para os próximos dias

Durante o fim de semana, o ciclone se desloca em alto-mar em direção à costa da região Sul, mas sempre afastado do continente. Com isso, o litoral de São Paulo e o litoral sul do Rio de Janeiro terão rajadas de vento moderadas e ondas próximas de 1 metro.

O destaque é o domingo (1º), quando as rajadas podem ser mais fortes em alguns períodos, chegando perto de 50 km/h na Região Metropolitana de São Paulo.

Os primeiros dias de fevereiro devem continuar marcados por calor e temporais no Sudeste. Há possibilidade de formação de um novo ciclone durante a quarta-feira (4), cenário que o Climatempo afirma estar monitorando. Esse sistema poderá contribuir para a organização de um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) ao longo da primeira semana de fevereiro.