Ciclone provoca inundações no litoral do RS com chuvas três vezes acima da média
Mais de 300 mm de chuva em 36 horas causam alagamentos e resgates em cidades gaúchas.
As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, consequência da passagem de um ciclone, provocaram inundações no litoral do estado. Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver que, em algumas áreas, o nível da água chegou à altura dos carros.
De acordo com a MetSul Meteorologia, os volumes acumulados chegaram a mais de 300 mm em apenas 36 horas. Conforme o órgão, algumas cidades do Rio Grande do Sul registraram um quantitativo de chuvas equivalente a duas a três vezes a média de precipitação prevista para o mês de dezembro.
Risco permanece alto
Em alerta emitido, a MetSul Meteorologia destacou que o risco de chuvas intensas persiste. "A MetSul Meteorologia alerta que, com o vórtice do ciclone sobre o Sul e o Leste do Rio Grande do Sul, a pressão atmosférica baixíssima e em valores raramente observados, e a atmosfera aquecida, é altíssimo ainda o risco de chuva por vezes localmente forte a intensa com pancadas torrenciais que podem acumular volumes excessivamente altos em curtos períodos com alagamentos e até inundações repentinas", informou o boletim.
Cidades afetadas e resgates
Na última terça-feira (9), as cidades de Camaquã e Osório sofreram graves inundações e pessoas precisaram de resgate. No final do dia, a chuva intensa causou pontos de alagamentos em vários bairros de Pelotas.
O ciclone também afeta outras regiões do Sul e Sudeste do país, com previsão de rajadas de vento que podem bater 100 km/h.
Contexto e próximos passos
A situação exige atenção contínua das defesas civis municipais e estadual. A MetSul recomenda que a população evite áreas de risco, como vias alagadas e margens de rios, e siga as orientações oficiais. O monitoramento meteorológico permanece ativo para atualizações sobre a trajetória e a intensidade do fenômeno.
Deixe seu Comentário
0 Comentários