Publicidade

Jason Miller, estrategista político e conselheiro do ex-presidente americano Donald Trump, xingou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na rede social X, neste sábado (3). A reação ocorreu após Lula criticar a ação militar dos Estados Unidos que resultou na prisão do presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

Miller, que não ocupa cargo oficial na administração Trump, compartilhou uma reportagem sobre a declaração de Lula e escreveu: “Vai se f**, Lula. Agora todos nós sabemos qual é a sua posição”.

Declaração de Lula que motivou a reação

Publicidade

O presidente brasileiro havia se manifestado contra a operação americana na Venezuela, afirmando que a ação “lembra os piores momentos da interferência na política da América Latina e do Caribe e ameaça a preservação da região como zona de paz”. A crítica foi publicada nas redes sociais do mandatário.

Contexto da operação americana

A ação militar dos EUA prendeu Nicolás Maduro, acusado pelo governo americano de liderar o Cartel de Los Soles, organização supostamente envolvida no tráfico de drogas para os Estados Unidos. Maduro foi levado para uma prisão no Brooklyn, em Nova Iorque. Com sua prisão, a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, assumiu o governo interinamente.

O episódio ocorre em um momento de tensão diplomática e reacende debates sobre a soberania dos países latino-americanos e a histórica intervenção dos EUA na região.