Defesa Civil de SP emite 1º alerta com novo sistema que reduz tempo de decisão em 80%
Alerta de nível severo foi enviado para três cidades da Grande São Paulo após detecção de chuvas intensas.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, nesta terça-feira (2), o primeiro alerta Cell Broadcast utilizando o novo Painel de Inteligência SP Sempre Alerta. O aviso, de nível severo, foi enviado por volta das 16h15 para os municípios de Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra e São Lourenço da Serra, todos na Grande São Paulo.
A decisão foi tomada após análises técnicas identificarem precipitação intensa e condições meteorológicas adversas nas três cidades. Segundo a Defesa Civil, o novo sistema permite reduzir em 80% o tempo da tomada de decisão para o envio do alerta.
Objetivo do alerta e monitoramento
"O alerta, enviado de forma preventiva, busca orientar a população sobre riscos imediatos, reduzir a exposição a áreas sujeitas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos, e apoiar eventuais ações de resposta ou evacuação em parceria com as autoridades locais", detalhou o órgão.
Por volta das 16h30, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo indicava estado de atenção para alagamentos em toda a capital paulista. A Defesa Civil informou que, com exceção de Embu-Guaçu – onde foi registrada a queda de uma árvore na Rua Timbaré –, os outros municípios não tiveram ocorrências.
Funcionamento do novo sistema
O Painel de Inteligência SP Sempre Alerta é uma plataforma que organiza dados meteorológicos com algoritmos e inteligência artificial (IA). A tecnologia diminui o tempo de tomada de decisões de 4 minutos para apenas 1 minuto.
O sistema integra o programa SP Sempre Alerta - Operação Chuvas 2025/2026, que ficará em vigor até 31 de março de 2026, período de maior incidência de chuvas no estado.
Contexto climático e balanço
A mudança de tempo já era prevista. Na segunda-feira (1), foi emitido alerta para risco de tempestade em todo o estado de São Paulo para terça (2) e quarta-feira (3).
A Defesa Civil afirmou que não houve registro de vítimas nas cidades atingidas pelas chuvas desta terça-feira. As equipes do órgão seguem monitorando todo o território paulista.
Deixe seu Comentário
0 Comentários