Defesa Civil de SP emite alerta de tempestades severas para terça e quarta-feira
Sistema meteorológico pode causar chuvas fortes, rajadas de vento, granizo e aumentar risco de desastres em todo o estado.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta, nesta segunda-feira (1º), para risco de tempestades em todo o território paulista nesta terça (2) e quarta-feira (3). Segundo o órgão, a passagem de um sistema meteorológico deve favorecer a formação de fortes chuvas, acompanhadas por raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo isolado.
O cenário aumenta o risco de alagamentos, enxurradas, deslizamentos, quedas de árvores, destelhamentos e interrupções temporárias de energia. No litoral, há possibilidade de agitação marítima e ressaca. A população deve evitar áreas alagadas, não se abrigar sob árvores e acompanhar os comunicados oficiais.
Lançamento da Operação Chuvas
O alerta foi emitido no primeiro dia da Operação Chuvas – SP Sempre Alerta, lançada nesta segunda-feira no Palácio dos Bandeirantes. A ação, que segue até março, reforça o monitoramento meteorológico e a pronta resposta a eventos extremos durante o período chuvoso.
Durante o evento, foi apresentado o Painel de Inteligência SP Sempre Alerta, uma nova ferramenta da Defesa Civil que integra dados de diversas fontes em uma única plataforma.
Nova ferramenta agiliza emissão de alertas
De acordo com a Defesa Civil, a nova plataforma utiliza algoritmos e inteligência artificial para filtrar informações. "O que antes era coletado em sites e fontes diversas de consulta, agora conta com uma plataforma integrada", explicou o órgão em comunicado.
Antes, o meteorologista levava em média 4 minutos para coletar dados e decidir sobre o envio de um alerta. Com a nova plataforma, essa tomada de decisão cai para menos de 1 minuto, representando uma economia de cerca de 80% do tempo.
"Economia de cerca de 80% do tempo na tomada de decisão, o que significa mais agilidade, alertas mais precisos e maior capacidade de salvar vidas durante os eventos extremos deste verão", enfatizou a Defesa Civil.
Orientações para a população
Diante da previsão, a Defesa Civil orienta a população a evitar áreas alagadas e não atravessar enxurradas. É importante observar sinais de deslizamento, como rachaduras no solo e portas ou janelas que passam a emperrar.
Recomenda-se ainda recolher objetos soltos em varandas e quintais. Em caso de emergência, os contatos são 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).
Deixe seu Comentário
0 Comentários