Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, participará de uma sessão aberta no Fórum Econômico Mundial (WEF) em Davos, na Suíça, nesta quinta-feira (data da referência). A presença do bilionário, que não era esperada, foi confirmada pela organização do evento.
Musk se juntará ao CEO da BlackRock, Larry Fink, em um painel marcado para as 16h30 (horário local). Dados de rastreamento de voo da ADS-B Exchange mostraram que o jato particular de Musk, um Gulfstream G650, decolou do Aeroporto Internacional de San Jose na noite anterior, mas não foi confirmado se o executivo estava a bordo.
Histórico de críticas ao evento
A participação surpreende devido ao histórico de declarações críticas de Musk sobre o Fórum de Davos. Em 2023, ele questionou publicamente a necessidade do evento em uma rede social: "Eles estão tentando ser os chefes da Terra!?", escreveu na época.
Em 2022, Musk afirmou ter recusado um convite para o evento, classificando-o como "chato pra caramba" ("boring AF"). O WEF, por sua vez, declarou naquele ano que o executivo não era convidado desde 2015.
Contexto recente e agenda
Mais recentemente, Musk esteve envolvido em uma disputa pública com Michael O'Leary, CEO da Ryanair, depois que o executivo de aviação disse não ter interesse em instalar o serviço de internet Starlink, da SpaceX, em sua frota devido a várias desvantagens.
O Fórum Econômico Mundial não divulgou qual será o tema específico da fala de Musk na quinta-feira. O bilionário também não respondeu imediatamente a um pedido de comentário enviado pela Business Insider, conforme a reportagem de referência.