O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 está com inscrições abertas até 6 de junho, mantendo seu papel como principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Criado em 1998, a prova já beneficiou milhões de estudantes, incluindo personalidades como Gil do Vigor, doutor em Economia, e Sabrina da Silva, estudante de medicina no Maranhão.
Nesta edição, o exame traz novidades como certificação de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos e integração automática de dados para alunos da rede pública. O Ministério da Educação também mantém programas de acesso como Sisu, Prouni e Fies, que utilizam a nota do Enem para seleção.
Mudanças e benefícios
Estudantes de escola pública terão seus dados pré-preenchidos no sistema e direito à isenção da taxa de R$ 85. O programa Pé-de-Meia oferece ainda R$ 200 para participantes de baixa renda que comparecerem aos dois dias de prova. Para certificação do ensino médio, é necessário atingir 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 na redação.
Impacto social comprovado
Dados da 5ª Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico mostram que 70% dos ingressantes em federais são de baixa renda - filhos de trabalhadores como faxineiras e pedreiros. A Lei de Cotas reserva 50% das vagas para egressos de escolas públicas, com recortes raciais e sociais.
Inscrições e preparação
As inscrições devem ser feitas até 6 de junho no site enem.inep.gov.br/participante. O Inep oferece materiais gratuitos de preparação, destacando que a prova prioriza raciocínio sobre decoreba. Atendimentos especiais estão disponíveis para pessoas com deficiência e uso de nome social.
As provas ocorrerão em 9 e 16 de novembro, com datas alternativas (30/11 e 7/12) para três cidades do Pará devido à COP30. O resultado pode ser usado em 63 instituições portuguesas através de convênios internacionais.
Deixe seu Comentário
0 Comentários