EUA anunciam saída de mais de 60 organizações internacionais ligadas à ONU
Medida do governo Trump determina revisão de todos os acordos e financiamentos multilaterais.
A Casa Branca anunciou nesta quarta-feira (7) a saída dos Estados Unidos de ao menos 66 organizações internacionais, em uma ordem executiva do presidente Donald Trump. A medida determina uma revisão completa de todas as entidades intergovernamentais das quais o país é membro e fornece apoio financeiro.
Segundo comunicado oficial, a decisão visa organizações consideradas contrárias aos princípios e interesses norte-americanos. A lista inclui 35 entidades fora da estrutura da Organização das Nações Unidas (ONU) e outras 31 diretamente ligadas à entidade multilateral.
Principais organizações afetadas
Entre as instituições citadas no memorando presidencial estão a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) e o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). A maioria das organizações listadas atua em áreas como clima, trabalho, sustentabilidade e diversidade.
O texto da ordem é direto: "Ordeno a todos os departamentos e agências do Poder Executivo que tomem medidas imediatas para efetivar a retirada dos Estados Unidos das organizações listadas na seção 2 deste memorando o mais breve possível", determina o documento.
Contexto e próximos passos
A decisão representa uma continuidade da política externa do governo Trump, que frequentemente adotou uma postura de ceticismo em relação a acordos e fóruns multilaterais. A ordem executiva também abrange uma revisão de todas as convenções e tratados internacionais dos quais os EUA são parte.
As agências federais norte-americanas agora devem iniciar os procedimentos legais e diplomáticos para concretizar as saídas. O impacto imediato na operação dessas organizações ainda está sendo avaliado, mas muitas dependem de contribuições financeiras significativas dos Estados Unidos.
Deixe seu Comentário
0 Comentários